Início Série5º ano Interpretação de texto: Parque Nacional do Iguaçu – 5º ano

Interpretação de texto: Parque Nacional do Iguaçu – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Parque Nacional do Iguaçu. Acesso foi liberado após diminuição no fluxo de água no Rio Iguaçu. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Parque Nacional do Iguaçu reabre atrações

Acesso foi liberado após diminuição no fluxo de água no Rio Iguaçu

    O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, fronteira com a Argentina, continua hoje (17) recebendo turistas, inclusive com o acesso liberado ao mirante da Garganta do Diabo. A passarela tinha sido fechada na última semana, devido ao forte volume de água na vazão das Cataratas do Iguaçu.

    A vazão registrada na última quinta-feira (13) foi de 16 milhões e 500 mil litros d’água por segundo, 11 vezes acima da média, que é de 1 milhão e 500 mil litros.

    Com a diminuição da vazão, a passarela foi reaberta no sábado. Hoje, a atração continua recebendo turistas. “A vazão da Patrimônio Mundial Natural continua alta, registrando 4 milhões e 800 mil litros por segundo. O maior conjunto de quedas d’água do planeta está deslumbrante e preparado para receber os visitantes”, afirmou a administração do parque, em nota.

    Além da passarela que dá acesso ao mirante, todos os atrativos estão liberados ao público. Entre eles, o Macuco Safari – Passeio de barco e selva, o restaurante Porto Canoas e o sobrevoo de helicóptero com a Helisul.

    Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, com escolha do dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados.

Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-10/parque-nacional-do-iguacu-reabre-atracoes-apos-reducao-na-vazao>. Acesso em: 17 de outubro de 2022.

 

QUESTÕES

Questão 1 – Releia:

“A passarela tinha sido fechada na última semana, devido ao forte volume de água na vazão das Cataratas do Iguaçu.”

O trecho destacado revela:

(     ) o motivo do fechamento da passarela na última semana.

(     ) a finalidade do fechamento da passarela na última semana.

(     ) a consequência do fechamento da passarela na última semana.

 

Questão 2 – O fragmento “A vazão registrada na última quinta-feira (13) foi de 16 milhões e 500 mil litros d’água por segundo […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “Hoje, a atração continua recebendo turistas.”, o termo grifado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Identifique o segmento que contém uma opinião:

(     ) “Com a diminuição da vazão, a passarela foi reaberta no sábado.”

(     ) “A vazão da Patrimônio Mundial Natural continua alta […]”

(     ) “O maior conjunto de quedas d’água do planeta está deslumbrante […]”

 

Questão 5 – Observe:

Além da passarela que dá acesso ao mirante, todos os atrativos estão liberados ao público.”

O fato sublinhado:

(     ) explica outro.

(     ) soma-se a outro.

(     ) contrasta-se com outro.

 

Questão 6 – Na parte “Entre eles, o Macuco Safari – Passeio de barco e selva, o restaurante Porto Canoas e o sobrevoo de helicóptero com a Helisul.”, o vocábulo grifado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) caracterizar.

(     ) complementar.

 

Questão 7 – No fragmento “Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu, é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, com escolha do dia e horário para o passeio.”, o texto:

(     ) apela.

(     ) critica.

(     ) orienta.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário