Interpretação de texto: Papel plantável – 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada a alunos do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, tendo como base o texto “Papel plantável”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Papel plantável

    Depois de usada, folha germinável pode se transformar em grama, flores e temperos.

    Uma solução ecológica e criativa para que o papel usado não vire lixo é plantá-lo. Existem mais de 40 variedades de papéis germináveis, feitos com vários tipos de sementes, que se transformam em gramas, flores e temperos e podem ser comprados pela internet. No Brasil, a oficina de papel reciclado do projeto Tear foi uma das pioneiras na fabricação do produto. Desde março de 2008, comercializa um papel composto por sementes de grama SÃO CARLOS, que em 100% ecológico, pois, além de reciclado, não passa por nenhum processo químico. O grupo está testando sementes de salsinha, de flores e até de árvores para a confecção de suas folhas.

    O papel germinável, que tem o mesmo custo do reciclado. (R$0,90 o tamanho A4) não substitui o industrial, mas vende bem em seu mercado específico (embalagens e cartões diferenciados, por exemplo). Sua maior vantagem é a sustentabilidade. Quando comparado ao industrial, reduz o consumo de energia em até 70% a poluição de água em 30% ou mais e requer 55% menos água durante a fabricação, segundo Rick Meis, engenheiro bioquímico da Universidade do Colorado. Parece uma boa saída diante dos 15,2 trilhões de páginas impressas no mundo todo em 2006. Número que ainda deve crescer 30% nos próximos 30 anos, estima a empresa de dados e análise de mercado de impressão LYRA RESEARCH.

Inara Chayamiti

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

3) Quem é o autor do texto?

R:

 

4) No que pode se transformar a folha germinável?

R:

 

5) No Brasil qual foi a pioneira na fabricação de papel plantável?

R:

 

6) De acordo com o texto qual é o custo do papel plantável?

R:

 

7) Qual é a vantagem em relação a sustentabilidade?

R:

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: