Interpretação de texto: Pantanal – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Pantanal. Trata-se da maior planície inundável do mundo. No Brasil, ele abrange os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Vamos saber mais a respeito desse bioma? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Pantanal

    O Pantanal é a maior planície inundável do mundo. No Brasil, ele abrange os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Parte de seu território – cerca de 38% – fica no Paraguai e na Bolívia. Nesses países, ele é chamado de Chaco. Sua área aproximada é de 150.355 km² (IBGE, 2004), ocupando 1,76% da área total do território nacional.

    No Pantanal, há duas estações bem definidas: a seca e a chuvosa. Entre os meses de novembro e março, chuvas constantes fazem com que os rios da região transbordem e inundem as áreas mais baixas da paisagem, formando grandes lagos.

    Como os alagamentos não são tão rápidos, dá tempo de a fauna local se deslocar para os terrenos mais elevados – com exceção dos numerosos jacarés, que ficam onde estão, pois gostam mesmo é de quando os rios estão cheios.

    O bioma é muito rico em vida animal. Já foram catalogadas 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios e 113 de répteis. Entre as aves – 463 espécies –, merecem destaque as araras, as garças, os maguaris e os tuiuiús. Já entre as 132 espécies de mamíferos, são as onças-pintadas, as capivaras e as ariranhas que chamam a atenção.

    Quase duas mil espécies vegetais já foram identificadas nas paisagens pantaneiras. Na região que fica alagada durante todo o ano, crescem gramíneas. Naquela sujeita às cheias dos rios, há vegetação rasteira, com arbustos e palmeiras, como o buriti e a carandá. Já nos lugares que não sofrem inundação, vivem espécies típicas do Cerrado e, em pontos mais úmidos, árvores comuns à floresta tropical.

Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Segundo o texto, a maior parte do Pantanal fica:

(     ) no Brasil.

(     ) no Paraguai.

(     ) na Bolívia.

 

Questão 2 – Grife o vocábulo que retoma o Pantanal neste trecho:

“[…] ele abrange os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.”

 

Questão 3 – Em “Como os alagamentos não são tão rápidos, dá tempo de a fauna local se deslocar para os terrenos mais elevados […]”, o termo “Como” introduz um fato:

(     ) que é a causa de outro.

(     ) que se compara com outro.

(     ) que é um exemplo de outro.

 

Questão 4 – No segmento “[…] numerosos jacarés, que ficam onde estão, pois gostam mesmo é de quando os rios estão cheios.”, a palavra sublinhada poderia ser substituída por:

(     ) “mas”.

(     ) “porque”.

(     ) “por isso”.

 

Questão 5 – De acordo com o texto, várias espécies de animais do Pantanal já foram catalogadas. Há mais espécies de:

(     ) aves.

(     ) répteis.

(     ) mamíferos.

 

Questão 6 – Na passagem “Quase duas mil espécies vegetais foram identificadas nas paisagens pantaneiras.”, o termo destacado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Relacione as espécies vegetais aos lugares onde elas vivem no Pantanal, numerando conforme a indicação:

( 1 ) “gramíneas”.

( 2 ) “espécies típicas do Cerrado”.

( 3 ) “árvores comuns à floresta tropical”.

( 4 ) “vegetação rasteira, com arbustos e palmeiras, como o buriti e a carandá”.

(     ) “pontos mais úmidos”.

(     ) “região sujeita às cheias dos rios”.

(     ) “lugares que não sofrem inundação”.

(     ) “região que fica alagada durante todo o ano”.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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