Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o Pampa. Que tal conhecer melhor esse bioma que, no Brasil, existe apenas no Rio Grande do Sul? Sabia que ele é um dos menores biomas do Brasil, mas é um dos mais destruídos? Saiba mais sobre o Pampa, lendo com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: Pampa – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: Pampa – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Pampa – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Pampa
Pampa, já ouviu esta palavra? Ela tem origem indígena e significa planície. Estamos falando dos grandes campos do sul do Brasil, uma área verde onde podemos avistar muitos bovinos, caprinos e outros animais pastando, isto é, se alimentando das espécies vegetais do lugar.
O Pampa – também chamado Pampas ou Campos Sulinos – situa-se na metade sul do estado do Rio Grande do Sul com continuidade em parte dos territórios do Uruguai e da Argentina. Com 176.500 quilômetros quadrados em terras brasileiras, é um dos menores biomas do nosso país, mas o segundo mais destruído, atrás somente da Mata Atlântica.
O crescimento das cidades e a agricultura são os principais responsáveis pela destruição do Pampa. A vegetação campestre é rasteira e de aparência muito uniforme, se comparada com a de uma floresta, porém 2.100 espécies nativas vivem ali. Para se ter uma ideia, apenas de capins (gramíneas), que parecem quase todos iguais, são 375 espécies.
Mas não existe apenas capim por lá, muitas outras plantas são nativas dos Pampas. Elas dão colorido e perfume especiais a esse ambiente. Algumas são tão raras que estão ameaçadas de extinção. […]
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 260. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – O autor do texto explica a palavra “Pampa” na passagem:
( ) “Ela tem origem indígena e significa planície.”
( ) “Estamos falando dos grandes campos do sul do Brasil […]”
( ) “[…] uma área verde onde podemos avistar muitos bovinos, caprinos e outros animais […]”
Questão 2 – Identifique os outros termos que nomeiam o bioma “Pampa”:
R:
Questão 3 – Segundo o texto, o Pampa ocupa 176.500 quilômetros quadrados em territórios:
( ) do Brasil.
( ) do Uruguai.
( ) da Argentina.
Questão 4 – De acordo com o texto, o Pampa é:
( ) mais destruído que a Mata Atlântica.
( ) tão destruído quanto a Mata Atlântica.
( ) menos destruído que a Mata Atlântica.
Questão 5 – Aponte os fatores que, segundo o texto, são os principais responsáveis pela destruição do bioma “Pampa”:
R:
Questão 6 – Em “[…] apenas de capins (gramíneas), que parecem quase todos iguais, são 375 espécies.”, a palavra sublinhada exprime:
( ) uma ênfase.
( ) uma inclusão.
( ) uma restrição.
Questão 7 – No segmento “A vegetação campestre é rasteira e de aparência muito uniforme […]”, o vocábulo “muito” foi empregado para:
( ) definir uma característica da vegetação campestre.
( ) intensificar uma característica da vegetação campestre.
( ) complementar uma característica da vegetação campestre.
Questão 8 – No fragmento “Mas não existe apenas capim por lá […]”, a expressão grifada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 9 – No período “Elas dão colorido e perfume especiais a esse ambiente.”, o pronome destacado retoma:
R:
Questão 10 – Podemos concluir que o texto sobre o Pampa tem o objetivo de:
( ) divulgar.
( ) explicar.
( ) entreter.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.