Início Série5º ano Interpretação de texto: Os três porquinhos pobres – 5º ano

Interpretação de texto: Os três porquinhos pobres – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre a resenha de Os três porquinhos pobres. Vamos saber a respeito desse livro? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

“Os três porquinhos pobres”

Autor: Erico Verissimo
Ilustrador: Eva Furnari

    “Os três porquinhos pobres” conta a história dos irmãos Sabugo, Salsicha e Linguicinha. Sabugo, o mais velho, era preto. Salsicha, o porquinho do meio, era ruivo. O mais novo se chamava Linguicinha e era malhado. Os três dividiam o mesmo chiqueiro no quintal de uma casa muito pobre.

    Certa noite, com medo de ir parar no forno, decidem fugir. Os porquinhos vão parar na cidade e entram de fininho em um cinema. Para alegria dos três irmãos, o filme que estava passando era “Lobo Mau – As aventuras dos três leitõezinhos”, de Walt Disney.

    Eles se põem a torcer pelos leitões, gritando e dando pinotes na sala de cinema. O público fica assustado e a confusão se instala. Os três porquinhos pobres saem correndo e, inspirados pelos heróis do filme, decidem viver grandes aventuras, mas acabam se metendo em uma grande enrascada. Para sorte deles, conhecem uma compreensiva Menina do Chapeuzinho Verde, que os acolhe em sua casa.

    O livro brinca com clássicos das histórias infantis e traz o estilo inconfundível de Erico Verissimo, um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, autor de “O tempo e o vento”, além das belas ilustrações de Eva Furnari.

Disponível em: <https://www.companhiadasletras.com.br>. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – “Os três porquinhos pobres” é o nome de:

(     ) um livro.

(     ) um filme.

(     ) um programa de tv.

 

Questão 2 – Na passagem “Os três dividiam o mesmo chiqueiro no quintal de uma casa muito pobre.”, a expressão grifada refere-se:

 

 

Questão 3 – Releia:

“Certa noite, com medo de ir parar no forno, decidem fugir.”

O trecho destacado revela:

(     ) o tempo da decisão da fuga.

(     ) o motivo da decisão da fuga.

(     ) a consequência da decisão da fuga.

 

Questão 4 – Segundo o texto, os três porquinhos “entram de fininho em um cinema”. Em outras palavras, eles entram:

(     ) devagar em um cinema.

(     ) com medo em um cinema.

(     ) sem chamar a atenção em um cinema.

 

Questão 5 – O fragmento “Eles se põem a torcer pelos leitões, gritando e dando pinotes na sala de cinema.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 6 – No segmento “O público fica assustado e a confusão se instala.”, o termo “e” indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – Em “Para sorte deles, conhecem uma compreensiva Menina do Chapeuzinho Verde, que os acolhe em sua casa.”, o vocábulo sublinhado foi usado para:

(     ) retomar.

(     ) apresentar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 8 – No último parágrafo, o texto:

(     ) avalia o livro.

(     ) cita uma parte do livro.

(     ) propõe um debate sobre o livro.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário