Interpretação de texto: Os morcegos – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os morcegos. Você sabia que os morcegos ajudam a preservar as florestas? Muito interessante, não é? Vamos conhecer melhor esses bichos? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Você sabia que os morcegos ajudam a preservar as florestas?

    Para algumas pessoas, os morcegos são seres amedrontadores porque fazem lembrar vampiros… Você faz parte dessa turma? Então, é hora de rever suas ideias porque os morcegos são animais muito interessantes! Para início de conversa, são os únicos mamíferos capazes de voar. Além disso, ajudam a manter as florestas vivas e saudáveis.

    Sabia que apenas três – eu disse três: 1, 2 e 3! – entre as mais de mil espécies conhecidas se alimentam de sangue de aves ou de outros mamíferos, e evidentemente não fazem isso por mal, mas porque o seu organismo necessita desse alimento. Os demais morcegos têm cardápio variado, que inclui insetos, anfíbios, mamíferos menores e até outros morcegos. Há, ainda, os que comem frutas e os que se alimentam do néctar das flores. São justamente estes, os morcegos frugívoros e os nectarívoros, que desempenham um papel muito importante para a flora.

    No caso dos frugívoros, o organismo deles aproveita os nutrientes das frutas ingeridas e libera, com as fezes, as sementes, que caem no solo da floresta e dão origem a uma planta. Já os morcegos nectarívoros fazem a conhecida polinização. Enquanto se alimentam do néctar de determinada flor, os grãos de pólen (que são os gametas masculinos das plantas) se grudam em seu corpo e, ao pousarem em outras flores, esses grãos vão caindo, possibilitando a fecundação entre elas.

    Espalhando sementes e pólen, os morcegos favorecem o nascimento de plantas e garantem a boa saúde da floresta. Você agora é capaz de ver de uma outra maneira esses pequenos jardineiros alados?

João Pedro Garcia Araujo.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 251.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] são os únicos mamíferos capazes de voar.”

Nessa passagem, o autor refere-se aos:

 

Questão 2 – No segmento “[…] evidentemente não fazem isso por mal, mas porque o seu organismo necessita desse alimento.”, o termo grifado:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 3 – Identifique os morcegos que, segundo o texto, “desempenham um papel muito importante para a flora”:

(     ) os morcegos que se alimentam de sangue.

(     ) os morcegos que têm uma alimentação variada.

(     ) os morcegos que se alimentam de frutas e os que se alimentam do néctar das flores.

 

Questão 4 – Nos parênteses, há:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma explicação.

(     ) uma justificativa.

 

Questão 5 – Observe:

“Espalhando sementes e pólen, os morcegos favorecem o nascimento de plantas e garantem a boa saúde da floresta.”

O vocábulo destacado indica ações dos morcegos que:

(     ) se somam.

(     ) se alternam.

(     ) se contrastam.

 

Questão 6 – O autor do texto conversa diretamente com o leitor no fragmento:

(     ) “[…] os morcegos são seres amedrontadores porque fazem lembrar vampiros…”

(     ) “Já os morcegos nectarívoros fazem a conhecida polinização.”

(     ) “Você agora é capaz de ver de uma outra maneira esses pequenos jardineiros alados?”

 

Questão 7 – Assinale o trecho que contém uma opinião do autor:

(     ) “Então, é hora de rever suas ideias porque os morcegos são animais muito interessantes!”

(     ) “Além disso, ajudam a manter as florestas vivas e saudáveis.”

(     ) “[…] esses grãos vão caindo, possibilitando a fecundação entre elas.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: