Interpretação de texto: Os mais antigos habitantes da Amazônia – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os mais antigos habitantes da Amazônia. Já ouviu falar deles? Não? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Os mais antigos habitantes da Amazônia

    Há cerca de 90 milhões de anos, viviam na Amazônia oriental, mais precisamente em parte de onde hoje é o Maranhão, parentes das tartarugas, dos jacarés e dos crocodilos, além de peixes, répteis marinhos e até dinossauros! Quem comprova são os fósseis encontrados na região.

    Os répteis marinhos eram os mosassauros e os plesiossauros. Eles atingiam cerca de sete metros de comprimento e estavam entre os maiores predadores dos mares de seu tempo. O primeiro era um tipo de lagarto carnívoro, que se alimentava de peixes, tubarões, aves, mosassauros menores e até grandes moluscos que existiam na época, alguns com cerca de dois metros de comprimento. Já os plesiossauros tinham pescoço longo e grandes nadadeiras, lembrando o monstro da lenda escocesa do lago Ness.

    Mas… e os dinossauros? Ah, com certeza você ficaria impressionado com o Carcharodontosaurus. Ele tinha dentes semelhantes aos do tubarão-branco, alcançava até 14 metros de comprimento e desempenhava, na Amazônia, um papel comparável ao que o Tyrannosaurus rex exercia na América do Norte. Afinal, ambos eram os maiores predadores na região em que viviam e se alimentavam do modo semelhante. O Carcharodontosaurus, por exemplo, comia os grandes dinossauros herbívoros que viviam no Maranhão.

    Já o Spinosaurus era um outro dinossauro que vivia na Amazônia. Ele também podia atingir 15 metros de comprimento, sendo que há evidências na África de que poderia chegar a 17 metros de comprimento e quatro ou cinco metros de altura. Segundo alguns estudiosos, alimentava-se principalmente de peixe. Seu nome significa “lagarto espinhoso” e foi dado por causa dos grandes espinhos recobertos de pele que o animal exibia em seu dorso. A pele que recobria esses espinhos era provavelmente colorida, sendo um atrativo para o sexo oposto.

Heloísa Maria Moraes dos Santos.
Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 179.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Eles atingiam cerca de sete metros de comprimento e estavam entre os maiores predadores dos mares de seu tempo.”, a autora refere-se:

 

Questão 2 – No fragmento “[…] e até grandes moluscos que existiam na época […]”, a expressão sublinhada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – O segmento “Já os plesiossauros tinham pescoço longo e grandes nadadeiras, lembrando o monstro da lenda escocesa do lago Ness.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Releia:

“Ele tinha dentes semelhantes aos do tubarão-branco, alcançava até 14 metros […]”

Nesse trecho, a autora revela fatos sobre o dinossauro:

(     ) Carcharodontosaurus.

(     ) Tyrannosaurus rex.

(     ) Spinosaurus.

 

Questão 5 – Em “Afinal, ambos eram os maiores predadores na região em que viviam e se alimentavam do modo semelhante.”, o termo destacado exprime:

(     ) soma.

(     ) contraste.

(     ) explicação.

 

Questão 6 – Na parte “Segundo alguns estudiosos, alimentava-se principalmente de peixe.”, o vocábulo grifado poderia ser substituído:

(     ) “especialmente”.

(     ) “ocasionalmente”.

(     ) “especificamente”.

 

Questão 7 – Identifique o fragmento em que a autora se dirige diretamente ao leitor:

(     ) “Ah, com certeza você ficaria impressionado com o Carcharodontosaurus.”

(     ) “O Carcharodontosaurus, por exemplo, comia os grandes dinossauros herbívoros […]”

(     ) “Ele também podia atingir 15 metros de comprimento […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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