Início Série6º ano Interpretação de texto: Os canídeos – 6º ano

Interpretação de texto: Os canídeos – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre os canídeos. A família Canidae é composta por todos os tipos de cão doméstico – do pequinês ao pitbull –, além de lobos, chacais, raposas e o lobo-guará. Vamos saber mais a respeito dos canídeos? Vamos descobrir curiosidades sobre raposas e lobos-guarás, por exemplo? Então, leia com atenção o texto “Os canídeos” e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                                  DATA:

PROF:                                                                       TURMA:

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Leia:

Os canídeos

    A família Canidae é composta por todos os tipos de cão doméstico – do pequinês ao pitbull –, além de lobos, chacais, raposas e o lobo-guará. Eles têm uma cauda longa e molares adaptados para quebrar ossos. Em geral se alimentam de carne, mas algumas espécies – como o lobo-guará – também comem vegetais.

    Podem ser encontrados no mundo todo, menos na Antártida. Adaptaram-se a diversos ambientes, de desertos a florestas. A maioria das espécies dessa família vive em grupos. Raposas costumam formar casais para caçar e criar seus filhos, enquanto os lobos formam grupos grandes – chamados alcateias, liderados por um casal alfa mais forte e experiente. Já o sul-americano lobo-guará é uma exceção. Ele é um solitário. Além de não formar alcateias, só encontra a parceira durante o período de acasalamento.

    A maioria dos canídeos pode ser dividida em duas tribos: Canini e Vulpini. A primeira inclui todas as espécies de cachorros domésticos, lobos e chacais; a segunda, as raposas. O lobo-guará era considerado como membro do gênero Canis. Atualmente, porém, cientistas descobriram que este animal pertencente a um gênero separado, o Chrysocyon, do qual é único representante vivo. O parente mais próximo dele é o cachorro-vinagre (Speothos venaticus), outro canídeo sul-americano.

Bruno Delecave. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) contar uma história sobre os canídeos.

(     ) divulgar descobertas sobre os canídeos.

(     ) apresentar explicações sobre os canídeos.

 

Questão 2 – No trecho “Eles têm uma cauda longa e molares adaptados para quebrar ossos.”, a parte destacada expressa:

(     ) a finalidade da cauda longa e dos molares adaptados dos canídeos.

(     ) o contraste entre a cauda longa e os molares adaptados dos canídeos.

(     ) a consequência da cauda longa e dos molares adaptados dos canídeos.

 

Questão 3 – No período “Em geral se alimentam de carne, mas algumas espécies – como o lobo-guará – também comem vegetais.”, uma palavra introduz um exemplo. Aponte-a:

(     ) “mas”.

(     ) “como”.

(     ) “também”.

 

Questão 4 – Na passagem “Podem ser encontrados no mundo todo, menos na Antártida.”, o termo “menos” foi empregado para:

(     ) exprimir intensidade.

(     ) apontar uma exceção.

(     ) indicar uma quantidade.

 

Questão 5 – Em “Adaptaram-se a diversos ambientes, de desertos a florestas.”, o sujeito do verbo sublinhado é:

(     ) oculto.

(     ) simples.

(     ) indeterminado.

 

Questão 6 – No segmento “Raposas costumam formar casais para caçar […]”, o autor expõe:

(     ) um hábito das raposas.

(     ) um estado das raposas.

(     ) uma característica das raposas.

 

Questão 7 – Grife o vocábulo que exprime uma circunstância de tempo a seguir:

“Atualmente, porém, cientistas descobriram […]”

 

Questão 8 – Releia estas informações presentes no texto:

 “[…] só encontra a parceira durante o período de acasalamento.”

“[…] este animal pertencente a um gênero separado, o Chrysocyon […]”

“O parente mais próximo dele é o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) […]”

As informações acima referem-se:

(     ) à raposa.

(     ) ao chacal.

(     ) ao lobo-guará.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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