Interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado é “Os bilhetinhos de Marcela”.
Faça o download desta interpretação em modelo editável do Word, em PDF pronto para imprimir e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: Os bilhetinhos de Marcela – 4º ou 5º ano_Modelo
- PDF: Interpretação de texto: Os bilhetinhos de Marcela – 4º ou 5º ano_Pronto para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: Os bilhetinhos de Marcela – 4º ou 5º ano_Respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Os bilhetinhos de Marcela
Meu nome é Marcela. Sou morena, sou alegre, meus cabelos são castanhos e cacheados.
Tenho no meu quarto um baú cheio de “novidades”. Tudo aquilo de que gosto coloco ali dentro. Tenho várias bolsinhas, batons, brilhos para os lábios, fotos de artistas de cinema e televisão, canetinhas, adesivos, borrachinhas com cheirinhos variados, enfim tudo, o que eu ganho dos meus colegas e primos.
Outro dia, o Sandro me deu uma porção de miniaturas de bonecas. Só que havia uma que estava com uma das pernas quebradas; mas eu a guardei assim mesmo. É para completar a coleção de doze.
Às vezes, me fecho em meu quarto e jogo tudo no chão. É tão bom ficar olhando aquelas bugigangas que fico um bom tempo lá. Vou me lembrando de cada pessoa que me presenteou com cada objeto.
Outro dia fiquei feliz, pois achei a minha lapiseira com borrachinha colorida na ponta. Foi presente da Roberta, no ano passado. Ela me deu juntamente com um cartãozinho, que guardo até hoje:
“Cela” – Com amor de sua sempre amiga Roberta.
Lembro-me sempre dela com muito carinho. Éramos amigas inseparáveis. Pena que o pai dela foi transferido da firma em que trabalhava e a família teve de se mudar para o litoral. Nós estamos sempre nos comunicando por carta ou telefone.
Ainda tenho lá no baú vários outros cartõezinhos escritos pelas minhas colegas e papéis de carta que coleciono.
A Janine e a Sula são minhas colegas de sala deste ano. Elas são legais! Sempre estão aqui em casa, fazendo algum trabalho em grupo comigo. Às vezes a gente vai ao shopping com a mãe da Sula. Lá tomamos sorvete ou fazemos algum lanche. É tão bom ter amigos!
Graça Batituci
Compreensão de texto
1) Qual é o título do texto?
R.:
2) Quem é o autor?
R.:
3) Qual é o tema do texto?
R.:
4) Quantos parágrafos há no texto?
R.:
5) Quem é o narrador da história?
R.:
6) O que Marcela guarda em seu baú?
R.:
7) Cite algumas características físicas de Marcela.
R.:
8) O que a leva a tirar as coisas do baú?
R.:
9) Encontre no texto o que se pede:
- Dois adjetivos:
- Dois pronomes:
- Dois substantivos próprios:
- Dois verbos no passado:
10) Faça uma ilustração da história.
4 comentários
gostei muito das explicações e tem me ajudado a fazer e estudar com minha neta
Maravilhosas as atividades em me auxiliado muito com meu trabalho,no 4ª ano
sou professora de 3 ano e gostaria dec receber atividades urgente
Gostaria de receber atividades do 4 e 5 ano… obrigada