Início Série5º ano Interpretação de texto: Onça-parda – 5º ano

Interpretação de texto: Onça-parda – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre uma onça-parda vista em área onde era considerada extinta no Rio. Vamos saber mais a respeito desse fato? Então, leia o texto com atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

Onça-parda é vista em área onde era considerada extinta no Rio

Reserva ambiental fica em Maricá, na região metropolitana

    Uma onça-parda (Puma concolor) foi flagrada por câmeras em reserva ambiental no município de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O felino era considerado extinto na região há mais de um século, segundo informações da prefeitura.

    Os registros foram feitos no último trimestre de 2021, com armadilhas fotográficas instaladas no Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá (Revimar), uma das áreas de proteção ambiental do município.

    A onça-parda, também conhecida como suçuarana, é o segundo maior felino das Américas, ficando atrás apenas da onça-pintada (Panthera onca). Seu habitat se estende da Patagônia, no sul, até o Canadá, no norte, incluindo todas as regiões e biomas brasileiros.

    Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a espécie no Brasil é considerada vulnerável, o terceiro nível mais grave na escala de risco de extinção para os animais que ainda existem na natureza (atrás das situações de criticamente ameaçados e ameaçados).

    Antes da onça-parda, as armadilhas fotográficas da Revimar já haviam flagrado outro felino, o gato-maracajá (Leopardus wiedii), em fevereiro de 2021.

Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-04/onca-parda-e-vista-em-area-onde-era-considerada-extinta-no-rio>. (Publicado em 11 de abril de 2022).

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“O felino era considerado extinto na região há mais de um século, segundo informações da prefeitura municipal.”

Nessa passagem, o texto refere-se:

(     ) à onça-parda.

(     ) à onça-pintada.

(     ) ao gato-maracajá.

 

Questão 2 – O segmento “Os registros foram feitos no último trimestre de 2021 […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Em “[…] no Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá (Revimar), uma das áreas de proteção ambiental do município.”, a parte destacada tem o objetivo de:

(     ) explicar.

(     ) justificar.

(     ) exemplificar. 

 

Questão 4 – Observe:

 “Seu habitat se estende da Patagônia, no sul, até o Canadá, no norte, incluindo todas as regiões e biomas brasileiros.”

 O termo grifado exprime a ideia de:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – Segundo o texto, a onça-parda encontra-se no “terceiro nível mais grave na escala de risco de extinção para os animais que ainda existem na natureza”. Isso significa que ela está:

(     ) vulnerável.

(     ) criticamente ameaçada.

(     ) ameaçada.

 

Questão 6 – No trecho “[…] as armadilhas fotográficas da Revimar haviam flagrado outro felino […]”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Pode-se concluir que o texto sobre a onça-parda é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma notícia.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário