Início Série5º ano Interpretação de texto: O voo das aves – 5º ano

Interpretação de texto: O voo das aves – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o voo das aves. Vamos entender como ele funciona? Então, leia com atenção o texto explicativo! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Como funciona o voo das aves?

    Se você pensou que é com o bater das asas, foi direto ao ponto! Afinal, sem elas, as aves não seriam capazes de voar. Mas vamos aos detalhes desse funcionamento…

    As aves descendem de um pequeno grupo de dinossauros que desenvolveram penas. No início, elas provavelmente serviam para manter a temperatura do corpo ou como uma forma de enfeite que ajudava a encontrar um parceiro para reprodução.

    Ao longo da evolução, as penas das patas dianteiras desses dinossauros foram aumentando em tamanho e consistência – especialmente nas aves ancestrais como o Archaeopteryx. Assim, surgiram as asas, estruturas que possibilitaram o desenvolvimento gradativo do voo.

    Batendo as asas, as aves geram um impulso que as faz saírem do solo. Para conseguirem esse impulso, porém, elas precisam contar com músculos fortes na região peitoral.

    Outra característica desses animais que favorece o voo são os ossos pneumáticos, isto é, que têm ar dentro de sua estrutura. Não importa o tamanho das aves – seja um condor de 15 quilos ou um beija-flor de três gramas, os ossos pneumáticos lhes dão mais leveza e flexibilidade, além de torná-las mais resistentes a fraturas.

    Voar é uma vantagem evolutiva imensa, que permitiu que as aves explorassem muitos ambientes. Adaptando-se à vida em lugares tão diferentes do nosso planeta, elas se diversificaram bastante: há aves que vivem no frio e no calor; aves que se alimentam de peixes ou comem matéria orgânica em decomposição, néctar, frutos e outros alimentos; aves que vivem em florestas, campos e até as que gostam de nadar no mar.

    Podemos dizer que a evolução desse grupo de animais foi um sucesso – um sucesso tão grande que traz lições até para nós, humanos: foi observando a física do voo das aves, por exemplo, que conseguimos construir aviões! […]

Marcos Raposo. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 244.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) fazer uma recomendação.

 

Questão 2 – Na passagem “[…] elas provavelmente serviam para manter a temperatura do corpo ou como uma forma de enfeite […]”, o autor refere-se:

 

Questão 3 – Em “Assim, surgiram as asas, estruturas que possibilitaram o desenvolvimento gradativo do voo.”, o vocábulo sublinhado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 4 – Releia o trecho:

Para conseguirem esse impulso, porém, elas precisam contar com músculos fortes na região peitoral.”

O fato destacado:

(     ) é a causa de outro.

(     ) é a finalidade de outro.

(     ) é a consequência de outro.

 

Questão 5 – Releia:

“[…] dão mais leveza e flexibilidade, além de torná-las mais resistentes a fraturas.”

Nesse segmento, o autor revela as funções dos:

 

Questão 6 – Na parte “[…] elas se diversificaram bastante […]”, o termo grifado foi usado para:

(     ) definir.

(     ) intensificar. 

(     ) complementar.

 

Questão 7 – O ponto de exclamação foi usado depois de, “[…] foi observando a física do voo das aves, por exemplo, que conseguimos construir aviões!”, para exprimir em relação ao fato:

(     ) o sentimento de alívio.

(     ) o sentimento de alegria.

(     ) o sentimento de admiração.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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