Interpretação de texto: O Vento e o Sol – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o Vento e o Sol. Eles estavam disputando para ver qual dos dois era o mais poderoso. Qual venceu a disputa, hein? Vamos descobrir? Então, leia a história com muita atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O Vento e o Sol

    O Vento e o Sol estavam disputando para ver qual dos dois era o mais poderoso. O Sol, ao ver um caminhante na estrada, pensou, cuidadosamente, e propôs uma aposta ao Vento.

    — Sei como decidir nossa disputa! — disse o Sol radiante.

     — Aquele de nós dois, capaz de fazer o caminhante tirar a sua jaqueta, será o vencedor. Você começa.

    E retirou-se, indo detrás de uma nuvem enorme, espiando de vez em quando.

    Então, o Vento começou a soprar, e a soprar, e a soprar… e a bufar!

    E o caminhante começou a encolher-se, agarrando-se à sua jaqueta. Quanto mais o Vento soprava, levantando a jaqueta do caminhante, mais ele agarrava e se tapava, evitando que voasse a sua preciosa proteção.

    Tanto o Vento soprou, e areia atirou nos olhos do caminhante, que ele cada vez mais se enrolava na jaqueta, impedindo que o Vento a arrancasse do seu corpo. Finalmente o Vento deu-se por vencido e disse ao Sol:

    — Agora é a sua vez.

    Então, o Sol veio. Começou a brilhar, a brilhar com muita intensidade. O viajante, já cansado de tanto lutar contra o Vento, começou a suar demais. Sentiu tanto calor, que logo acabou tirando a jaqueta.

    O Sol mostrou que podemos conseguir as coisas sem força nem violência.

Adriana Toledo. “Uma história por dia”. Colibrink, p.19.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o trecho em que o narrador da história revela a finalidade da disputa entre o Vento e o Sol:

 

Questão 2 – Grife a seguir o vocábulo que indica o modo com que o Sol pensou:

“O Sol, ao ver um caminhante na estrada, pensou, cuidadosamente, e propôs uma aposta ao Vento.”

 

Questão 3 – Em “— Sei como decidir nossa disputa!”, o travessão marca:

(     ) o começo da fala do Sol.

(     ) uma pausa na fala do Sol.

(     ) uma explicação sobre a fala do Sol.

 

Questão 4 – No segmento “Então, o Vento começou a soprar, e a soprar, e a soprar… e a bufar!”, o narrador da história repete o verbo “soprar”. Por quê?

 

Questão 5 – Na parte “[…] ele cada vez mais se enrolava na jaqueta […]”, o termo “ele” refere-se:

(     ) ao Sol.

(     ) ao Vento.

(     ) ao caminhante.

 

Questão 6 – Releia:

“Sentiu tanto calor, que logo acabou tirando a jaqueta.”

O fato destacado é:

(     ) a causa do anterior.

(     ) a condição do anterior.

(     ) a consequência do anterior.

 

Questão 7 – O final da história revela que:

(     ) o Sol venceu a disputa.

(     ) o Vento venceu a disputa.

(     ) a disputa não teve um vencedor.

 

Questão 8 – Observe:

“O Sol mostrou que podemos conseguir as coisas sem força nem violência.”

Pela leitura dessa passagem, percebe-se que o texto tem a intenção de:

(     ) fazer refletir.

(     ) debater um assunto.

(     ) divulgar alguma coisa.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: