Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o único guaxinim brasileiro. O mão -pelada! Vamos conhecer melhor essa espécie? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O único guaxinim do Brasil – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O único guaxinim do Brasil – 5º ano- Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O único guaxinim do Brasil – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
Mão-pelada: único guaxinim do Brasil é hábil nadador e escalador de árvores
Espécie parece com o quati e ocorre em todos os biomas brasileiros.
Pelagem volumosa, máscara negra ao redor dos olhos, cauda listrada, dedos longos e carentes de pelos são características do único guaxinim encontrado no Brasil: o mão-pelada. Parente dos guaxinins retratados em filmes e séries norte-americanas, o representante brasileiro do gênero Procyon é conhecido pelos hábitos noturnos e solitários.
No Brasil, o mão-pelada adapta-se à maior variedade de habitats, com preferência para ambientes perto de fontes de água, como banhados, rios, manguezais, praias, baías e lagoas. Passa a maior parte do tempo no chão, embora seja um excelente nadador e escalador de árvores, onde descansa durante o dia.
Dotado de mãos habilidosas, o animal manuseia alimentos com destreza e apanha presas diretamente na água e no lodo. Assim como os macacos, manipula a comida com as mãos e, em seguida, coloca-a na boca. Por ser onívoro, consome desde frutos até moluscos, artrópodes, peixes, anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.
Fisicamente, o mão-pelada se assemelha ao quati, no entanto, há diferenças: os quatis geralmente possuem pelagem mais clara, nariz afinado e rabo empinado. Além disso, eles possuem hábitos diurnos e são mais serelepes, ao contrário do mão-pelada, que é tímido e mais ativo durante a noite.
Também conhecido como mão-chata e jaracambeva, o guaxinim brasileiro chega até 65 centímetros de comprimento, mais 25 a 40 cm de cauda. O peso varia entre três e oito quilos. A gestação dura mais de 60 dias e a cada ninhada podem nascer de dois a sete filhotes.
Embora o mão-pelada não seja citado na lista brasileira de animais ameaçados, uma avaliação recente mostrou que sua população pode estar em declínio. Ele enfrenta várias ameaças, como fragmentação dos habitats em que ocorre, avanço da agropecuária, caça, comércio ilegal e poluição de cursos d’água. No Pantanal, o guaxinim já é uma das espécies de mamíferos mais atropeladas nas estradas.
Amda. Disponível em: <https://www.amda.org.br/index.php/comunicacao/especie-da-vez/6270-mao-pelada-unico-guaxinim-do-brasil-e-habil-nadador-e-escalador-de-arvores>. Publicado em: 08 de junho de 2021. (Com corte).
Questões
Questão 1 – Em “Espécie parece com o quati e ocorre em todos os biomas brasileiros.”, a que espécie o texto se refere?
Questão 2 – Segundo o texto, o mão-pelada vive principalmente:
( ) no chão.
( ) na água.
( ) escalado em árvores.
Questão 3 – No segmento “Dotado de mãos habilidosas, o animal manuseia alimentos com destreza […]”, a expressão destacada indica:
( ) o modo de manuseio.
( ) o tempo de manuseio.
( ) a intensidade do manuseio.
Questão 4 – Releia o quarto parágrafo. Nessa parte, o texto:
( ) faz uma correção.
( ) expressa uma opinião.
( ) apresenta uma comparação.
Questão 5 – O trecho “[…] o guaxinim brasileiro chega até 65 centímetros de comprimento, mais 25 a 40 cm de cauda.”:
( ) narra.
( ) descreve.
( ) argumenta.
Questão 6 – De acordo com o texto, uma avalição recente constatou que a população do guaxinim brasileiro “pode estar em declínio”. Em outras palavras, ela pode estar:
( ) “variando”.
( ) “diminuindo”.
( ) “se espalhando”.
Questão 7 – Grife a seguir o vocábulo que assinala a soma de ameaças à vida do mão-pelada:
“Ele enfrenta várias ameaças, como fragmentação dos habitats em que ocorre, avanço da agropecuária, caça, comércio ilegal e poluição de cursos d’água.”
Por Denyse Lage Fonseca
Formada em Letras e especialista em educação.