Interpretação de texto: O trem das águas – 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto proposta a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta atividade é “O trem das águas”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta atividade em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

O Trem das Águas

    Bem lá dentro da Floresta Amazônica, onde as árvores são tão altas que chegam nas  nuvens e as folhas da mata são tão grandes que poderíamos morar embaixo delas, vivia uma cobra gigante chamada Cobra Gil. Quando caía a noite, os insetos faziam tanto barulho que Cobra Gil acordava. Saía de seu buraco-casa, espichava todo o corpo e dava um bocejo tão comprido, soltando um som tão grosso, que todos os bichos ficavam quietinhos de medo Até a onça se encolhia em sua toca, apavorada. E Cobra Gil, cansada de dormir, saía para dar seu rotineiro passeio noturno.

    Quando os bichos percebiam que era Cobra Gil – a maior da floresta – que estava saindo para nadar, pediam para subir nas suas costas. Então ela nadava rio acima parecendo um trem, pois carregava pássaros, macacos, tucanos, sapos, besouros, cigarras, formigas e lagartos. Na cabeça iam os vaga-lumes iluminando o caminho. Os jacarés e os pescadores, quando viam aquele monstro com a cabeça iluminada e o corpo que piava, gritava, zumbia e coachava, diziam:

    – Fujam! Fujam todos! Vem chegando o trem da assombração com a cabeça de fogo! 

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quem é o personagem principal da história?

R:

 

3) Onde a cobra morava?

R:

 

4) O que acontecia quando a cobra saía de casa?

R: 

 

 

5) Quando a Cobra Gil saia para nadar o que acontecia na floresta?

R: 

 

 

6) O que os pescadores pensavam quando viam a cobra nadando? E por quê?

R: 

 

 

7) Faça uma ilustração da história:

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: