Interpretação de texto, voltada para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, exige o acionamento de diversificadas habilidades de leitura. As variadas questões são sobre o texto O trabalho e o meio ambiente, de Marcelo Nunes Mestriner.
Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desta atividade em:
- Word: Interpretação de texto: O trabalho e o meio ambiente – 2º ano do ensino médio – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O trabalho e o meio ambiente – 2º ano do ensino médio – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O trabalho e o meio ambiente – 2º ano do ensino médio – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O trabalho e o meio ambiente
Quando pensamos em trabalho, logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo ou do tempo que vamos gastar executando essa atividade. O que revela uma visão um tanto egoísta, pois nos viramos sempre para nós mesmos; se envolver dinheiro ou nota, aí sim que o eu mesmo fala mais alto. Antes de continuarmos esse “papo”, vamos tentar definir o que é trabalho.
Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio, que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício para quem executa essa ação.
Veja que nessa conceituação aparecem os termos ação, meio, modificação e benefício. As preocupações humanas: esforço, tempo e valorização não entram nesse conceito, não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”. A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual, em que o que interessa é o benefício próprio, sendo ignoradas as modificações impostas ao meio.
Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima, as ferramentas, o produto e os resíduos. Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem ou até a execução de uma atividade proposta de matemática: nesse caso, a mão de obra é o aluno, a matéria-prima é seu conhecimento, as ferramentas são lápis, borracha, papel, etc., o produto é o próprio trabalho e os resíduos são as raspas de borracha, as tiras de madeira do lápis apontado, as unhas roídas, etc.
Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas horas “perdidas” para executá-lo e com o esforço mental e físico para sua realização. Após a execução, simplesmente, ficamos preocupados com a entrega e a valorização (nota dada ao produto de nosso esforço).
Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo: Ícone, 2000, p.27-8.
Questões
Questão 1 – Na construção do texto, o autor não:
a) critica a visão humana relativa ao trabalho.
b) compara as atividades realizadas por um profissional e as atividades realizadas por um aluno.
c) conceitua o “trabalho” de forma abrangente.
d) apresenta sugestões para uma mudança de postura no trabalho.
Questão 2 – Registra-se o diálogo direto com os leitores na seguinte passagem:
a) “Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio […]”
b) “A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual […]”
c) “Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima […]”
d) “Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas […]”
Questão 3 – “[…] não visa só a nosso “umbigo”. O termo grifado foi colocado entre aspas porque:
a) consiste em uma metáfora.
b) é uma citação de autoria alheia.
c) sinaliza uma forma gramaticalmente incorreta.
d) apresenta duplo sentido.
Questão 4 – “[…] sendo ignoradas as modificações […]”. Essa palavra poderia ser substituída por:
a) equivocadas
b) menosprezadas
c) efêmeras
d) privilegiadas
Questão 5 – No segmento “Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem […]”, o conectivo destacado introduz uma:
a) comparação
b) observação
c) exemplificação
d) conclusão
Questão 6 – Em todas as alternativas, o pronome sublinhado retoma o “trabalho”, exceto em:
a) “[…] logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo […]”
b) “[…] que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício […]”
c) “[…] em que o que interessa é o benefício próprio […]”
d) “[…] com as longas horas “perdidas” para executá-lo […]”
Questão 7 – No trecho “[…] não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”., o termo grifado estabelece a ideia de:
a) adição
b) oposição
c) causa
d) explicação
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
12 comentários
MUITO BOM
EU GOSTEI MUITO
Oi, Suebylena!
Fico muito feliz com o fato de você ter gostado muito desta atividade de interpretação de texto!
Agradeço-lhe por partilhar a sua opinião!
Volte sempre ao “Portal Acessaber”!
Denyse.
MUITO BOM
EU GOSTEI
Meus parabéns pelos trabalhos magníficos que são disponibilizados aqui. Não sou formado em letras, mas estou enfrentando o desafio de lecionar português no curso de aprendizagem do SENAT em Juiz de Fora, e este e outros textos são engrandecedores em nossas aulas. Muito bom mesmo.
Oi, Elery!
Que alegria sentimos ao ler a sua avaliação tão positiva!
Magnífico é ter a sua presença aqui, relatando a sua experiência!
É muito gratificante saber que as nossas atividades estão ajudando em seu trabalho!
Muito obrigada por interagir conosco!
Volte sempre!
Denyse
Parabéns pelas postagens, são textos riquíssimos em informação, tem me auxiliado bastante,.
Olá, Zilma!
Quão gratificante saber que as atividades estão auxiliando bastante!
Muito obrigada por partilhar a sua valiosa avaliação!
Volte sempre!
Denyse
Não tem gabarito,embora diga que tenha.
Olá, Jaqueline!
O gabarito está acima do cabeçalho da atividade nesta página!
Muito obrigada pelo interesse na atividade de interpretação!
Volte sempre!
Denyse
O arquivo da quebrado, nao estao na linguagem certa, por tanto o download nao está sendo codificado.
Meus parabéns pelos trabalhos magníficos que são disponibilizados aqui. Não sou formado em letras, mas estou enfrentando o desafio de lecionar português no curso de aprendizagem do SENAT em Juiz de Fora. Muito bom mesmo.
Olá, Lucas!
Para nós, é muito gratificante e motivadora a avaliação que você faz do Acessaber!
Agradecemos a presença e o registro de suas valiosas palavras!
Desejamos muito sucesso em seu trabalho como professor de português!
Volte sempre!
Denyse