Início Atividades Interpretação de texto: O trabalho e o meio ambiente – 2º ano do ensino médio

Interpretação de texto: O trabalho e o meio ambiente – 2º ano do ensino médio

por Denyse Lage Fonseca

    Interpretação de texto, voltada para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, exige o acionamento de diversificadas habilidades de leitura. As variadas questões são sobre o texto O trabalho e o meio ambiente, de Marcelo Nunes Mestriner.

    Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta atividade em:

 

ESCOLA:                                                               DATA:

PROF:                                                                    TURMA:

NOME:

Leia:

O trabalho e o meio ambiente

    Quando pensamos em trabalho, logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo ou do tempo que vamos gastar executando essa atividade. O que revela uma visão um tanto egoísta, pois nos viramos sempre para nós mesmos; se envolver dinheiro ou nota, aí sim que o eu mesmo fala mais alto. Antes de continuarmos esse “papo”, vamos tentar definir o que é trabalho.

    Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio, que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício para quem executa essa ação. 

    Veja que nessa conceituação aparecem os termos ação, meio, modificação e benefício. As preocupações humanas: esforço, tempo e valorização não entram nesse conceito, não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”. A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual, em que o que interessa é o benefício próprio, sendo ignoradas as modificações impostas ao meio.

    Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima, as ferramentas, o produto e os resíduos. Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem ou até a execução de uma atividade proposta de matemática: nesse caso, a mão de obra é o aluno, a matéria-prima é seu conhecimento, as ferramentas são lápis, borracha, papel, etc., o produto é o próprio trabalho e os resíduos são as raspas de borracha, as tiras de madeira do lápis apontado, as unhas roídas, etc.

    Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas horas “perdidas” para executá-lo e com o esforço mental e físico para sua realização. Após a execução, simplesmente, ficamos preocupados com a entrega e a valorização (nota dada ao produto de nosso esforço).

Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo: Ícone, 2000, p.27-8.

 

Questões

Questão 1 – Na construção do texto, o autor não:

a) critica a visão humana relativa ao trabalho.

b) compara as atividades realizadas por um profissional e as atividades realizadas por um aluno.

c) conceitua o “trabalho” de forma abrangente.

d) apresenta sugestões para uma mudança de postura no trabalho.

 

Questão 2 – Registra-se o diálogo direto com os leitores na seguinte passagem:

a) “Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio […]”

b) “A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual […]”

c) “Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima […]”

d) “Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas […]”

 

Questão 3 – “[…] não visa só a nosso “umbigo”. O termo grifado foi colocado entre aspas porque:

a) consiste em uma metáfora.

b) é uma citação de autoria alheia.

c) sinaliza uma forma gramaticalmente incorreta.

d) apresenta duplo sentido.

 

Questão 4 – “[…] sendo ignoradas as modificações […]”. Essa palavra poderia ser substituída por:

a) equivocadas

b) menosprezadas

c) efêmeras

d) privilegiadas

 

Questão 5 – No segmento “Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem […]”, o conectivo destacado introduz uma:

a) comparação

b) observação

c) exemplificação

d) conclusão

 

Questão 6 – Em todas as alternativas, o pronome sublinhado retoma o “trabalho”, exceto em:

a) “[…] logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo […]”

b) “[…] que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício […]”

c) “[…] em que o que interessa é o benefício próprio […]”

d) “[…] com as longas horas “perdidas” para executá-lo […]”

 

Questão 7 – No trecho “[…] não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”., o termo grifado estabelece a ideia de:

a) adição

b) oposição

c) causa

d) explicação

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

12 comentários

SUEBYLENA 3 de junho - 14:58

MUITO BOM
EU GOSTEI MUITO

Responder
Denyse Lage Fonseca 3 de junho - 22:57

Oi, Suebylena!

Fico muito feliz com o fato de você ter gostado muito desta atividade de interpretação de texto!

Agradeço-lhe por partilhar a sua opinião!

Volte sempre ao “Portal Acessaber”!

Denyse.

Responder
SUEBYLENA 3 de junho - 14:59

MUITO BOM
EU GOSTEI

Responder
Elery Lionidas Jardim de Andrade Lopes 4 de dezembro - 21:32

Meus parabéns pelos trabalhos magníficos que são disponibilizados aqui. Não sou formado em letras, mas estou enfrentando o desafio de lecionar português no curso de aprendizagem do SENAT em Juiz de Fora, e este e outros textos são engrandecedores em nossas aulas. Muito bom mesmo.

Responder
Denyse Lage Fonseca 6 de dezembro - 21:41

Oi, Elery!

Que alegria sentimos ao ler a sua avaliação tão positiva!

Magnífico é ter a sua presença aqui, relatando a sua experiência!

É muito gratificante saber que as nossas atividades estão ajudando em seu trabalho!

Muito obrigada por interagir conosco!

Volte sempre!

Denyse

Responder
ZILMA 17 de setembro - 20:29

Parabéns pelas postagens, são textos riquíssimos em informação, tem me auxiliado bastante,.

Responder
Denyse Lage Fonseca 22 de setembro - 20:23

Olá, Zilma!

Quão gratificante saber que as atividades estão auxiliando bastante!

Muito obrigada por partilhar a sua valiosa avaliação!

Volte sempre!

Denyse

Responder
Jaqueline 7 de agosto - 12:01

Não tem gabarito,embora diga que tenha.

Responder
Denyse Lage Fonseca 9 de agosto - 12:17

Olá, Jaqueline!

O gabarito está acima do cabeçalho da atividade nesta página!

Muito obrigada pelo interesse na atividade de interpretação!

Volte sempre!

Denyse

Responder
JULIO 25 de novembro - 13:19

O arquivo da quebrado, nao estao na linguagem certa, por tanto o download nao está sendo codificado.

Responder
Lucas Soares 22 de setembro - 19:52

Meus parabéns pelos trabalhos magníficos que são disponibilizados aqui. Não sou formado em letras, mas estou enfrentando o desafio de lecionar português no curso de aprendizagem do SENAT em Juiz de Fora. Muito bom mesmo.

Responder
Denyse Lage Fonseca 28 de setembro - 11:49

Olá, Lucas!

Para nós, é muito gratificante e motivadora a avaliação que você faz do Acessaber!

Agradecemos a presença e o registro de suas valiosas palavras!

Desejamos muito sucesso em seu trabalho como professor de português!

Volte sempre!

Denyse

Responder

Deixe um Comentário