Interpretação de texto: O sucesso da mala – 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado para esta atividade é “O sucesso da mala”.

   Você pode baixar esta atividade de português em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Faça o download desta interpretação em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

O sucesso da mala

    Respiro ofegante. Trago nas mãos uma pequena mala e uma agenda tinindo de nova. É meu primeiro dia de aula. Venho substituir uma professora que teve que se ausentar “por motivo de força maior”. Entro timidamente na sala dos professores e sou encarada por todos. Uma das colegas, tentando me deixar mais à vontade, pergunta: 

    – É você que veio substituir a Edith? 

    – Sim – respondo num fio de voz. 

    – Fala forte, querida, caso contrário vai ser tragada pelos alunos – e morre de rir. 

    E a equipe toda se diverte com a minha cara. 

    – Ela nem imagina o que a espera, não é mesmo?

    Convidada a me sentar, aceito para não parecer antipática. Eles continuam a conversar como se eu não estivesse ali. Até que, finalmente, toca o sinal. É hora de começar a aula. Pego meu material e percebo que me olham curiosos para saber o que tenho dentro da mala. Antes que me perguntem, acelero o passo e sigo para a sala de aula. Entro e vejo um montão de olhinhos curiosos a me analisar que, em seguida, se voltam para a maleta. Eu a coloco em cima da mesa e a abro sem deixar que vejam o que há lá dentro. 

    – O que tem aí, professora? 

    – Em breve vocês saberão. 

    No fim do dia, fecho a mala, junto minhas coisas e saio. No dia seguinte, me comporto da mesma maneira, e no outro e no noutro… As aulas correm bem e sinto que conquistei a classe, que participa com muito interesse. Os professores já não me encaram. A mala, porém, continua sendo alvo de olhares curiosos. 

    Chego à escola no meu último dia de aula. A titular da turma voltará na semana seguinte. Na sala dos professores ouço a pergunta guardada há tantos dias: 

    – Afinal, o que você guarda de tão mágico dentro dessa mala que conseguiu modificar a sala em tão pouco tempo? 

    – Podem olhar – respondo, abrindo o fecho. 

    – Mas não tem nada aí! – comentam. 

    – O essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor. 

    Todos ficam me olhando. Parecem estar pensando no que eu disse. Pego meu material, me despeço e saio.

Cybele Meyer

 

Questões

1) Qual é o título do texto?

R:

 

2) Quem é o autor da história?

R:

 

3) Quantos parágrafos há no texto?

R:

 

4) Quem é o narrador da história?

R:

 

5) Como a professora foi recebida pelos colegas?

R:

 

6) O que a professora fez ao entrar na sala de aula?

R:

 

7) O que tinha dentro da mala da professora?

R:

 

8) Em sua opinião o que a professora quis dizer com a frase “O essencial é invisível aos olhos. Aqui guardo o meu melhor.”

R:

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: