Interpretação de texto: O sorvete sumiu – 6º ano

    Interpretação de texto, “O sorvete sumiu”, direcionada aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental. “O que seria do mundo sem essa guloseima?” é a questão que move a obra Achaz e o mistério do sorvete, sobre a qual trata o texto em questão.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe esta interpretação em: 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:         

Leia:

O sorvete sumiu!

O que seria do mundo sem essa guloseima? Descubra neste livro

    Todos os sorvetes do mundo sumiram! Quem deu a notícia foi Flokus. Ele é nada mais, nada menos que o rei dos alpes gelados. Diz que sua região é toda feita de sorvete e que é de lá que eles saem para serem distribuídos para o mundo todo. Será? Não sei! Só sei que ficar sem essa delícia gelada é a maior fria! Ou, sei lá, a maior quentura!

    Ainda bem que existe Achaz, um menino cheio de ideias geniais que tem uma fórmula secreta para resolver o problema do sumiço dos sorvetes. Um ingrediente importante para fazer as mais deliciosas receitas geladas.

    Quer desvendar esse mistério? Leia! O livro vem com receitas cheias de ingredientes diferentes e secretos.

Disponível em: http://chc.org.br/o-sorvete-sumiu/. Acesso em: 30/05/16.

 

Questões

Questão 1 – Identifique:

a) Gênero do texto lido:

 

b) Objetivo de quem o escreveu:

 

c) Público a que se destina:

 

 

Questão 2 – Ele é nada mais, nada menos que o rei dos alpes gelados. Diz que sua região é toda feita de sorvete e que é de lá que eles saem para serem distribuídos para o mundo todo.”. Identifique a que se referem as formas pronominais grifadas no contexto acima:

R:

 

Questão 3 – “Ainda bem que existe Achaz, um menino cheio de ideias geniais que tem uma fórmula secreta para resolver o problema do sumiço dos sorvetes. ”. Justifique o emprego da vírgula no contexto acima:

R:

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: