Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a peça de teatro “O Sítio do Picapau Amarelo”. E se o Tempo fosse sequestrado e todos os relógios do mundo parassem? Isso que vai acontecer no Sítio do Pica Pau Amarelo. Será que a boneca Emília e a turma do Sítio vão conseguir resolver esse problema? Vamos saber mais a respeito dessa peça de teatro? Então, leia com o texto e, depois, não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O Sitio do Picapau Amarelo – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O Sitio do Picapau Amarelo – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O Sitio do Picapau Amarelo – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Págína 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O Sítio do Picapau Amarelo
Em 2019, a Copas Produções Artísticas traz para o público mineiro a montagem de um dos maiores clássicos infantis de todos os tempos: “O Sítio do Picapau Amarelo”, baseado na obra do autor brasileiro Monteiro Lobato, considerado um dos primeiros e mais importantes autores de literatura infantil do Brasil que é sempre lembrado pelo teor educativo de suas obras.
E se o Tempo fosse sequestrado e todos os relógios do mundo parassem? Isso que vai acontecer no Sítio do Pica Pau Amarelo. Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília. Claro, que para ajudá-la, toda a turma do Sítio entrará em ação. Quando a Boneca descobre que o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo todo, foi levado pela Cuca e que ela o mantém refém em um barquinho no meio do mar é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano infalível para salvar a todos, porque é impossível sobreviver se o tempo parar de correr: os bolinhos da tia Nastácia não sairiam mais do forno; os programas da TV seriam sempre os mesmos; as galinhas não botariam mais ovos; Pedrinho e Narizinho estariam sempre na mesma série da escola; não existiria mais dia e noite; nem um ventinho sequer sopraria na varanda… Um verdadeiro caos!
Classificação Livre | Duração: 60 minutos SERVIÇO 27 e 28 de julho: sábado e domingo às 16h. (Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60 – Santa Efigênia) Disponível em: <https://www.uai.com.br>.
Questões
Questão 1 – Aponte o objetivo do texto:
( ) contar a história do escritor Monteiro Lobato.
( ) comentar o livro “O Sítio do Picapau Amarelo”.
( ) divulgar a peça de teatro “O Sítio do Picapau Amarelo”.
Questão 2 – Em “Isso que vai acontecer no Sítio do Pica Pau Amarelo.”, a que o texto se refere?
R:
Questão 3 – No período “Mas nenhum problema é tão grande que não pode ser resolvido pela boneca mais esperta de todas: Emília.”, o termo “mais foi usado para:
( ) definir uma característica da boneca Emília.
( ) intensificar uma característica da boneca Emília.
( ) complementar uma característica da boneca Emília.
Questão 4 – Releia esta parte do texto:
“[…] o Tempo, um senhor muito sábio que coordena os relógios do mundo todo, […]”
Nessa parte do texto, o autor:
( ) apresenta o personagem Tempo.
( ) faz uma comparação com o personagem Tempo.
( ) levanta uma hipótese sobre o personagem Tempo.
Questão 5 – No segmento “[…] ela o mantém refém […]”, o verbo “mantém” exprime uma ação:
( ) da boneca Emília.
( ) da Cuca.
( ) da tia Anastácia.
Questão 6 – Na frase “[…] é hora de usar seu pozinho mágico de Pirlimpimpim e bolar um plano infalível para salvar a todos […]”, um verbo é um exemplo da linguagem informal. Assinale-o:
( ) “usar”.
( ) “bolar”.
( ) “salvar”.
Questão 7 – No fragmento “[…] os programas da TV seriam sempre os mesmos […]”, o vocábulo sublinhado expressa uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – No trecho “[…] não existiria mais dia e noite; nem um ventinho sequer sopraria na varanda…”, as reticências indicam:
( ) uma opinião.
( ) um suspense.
( ) uma continuação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
5 comentários
Aprecio muito todas as atividades, são bem elaboradas e nos ajudam no corre corre da vida acelerado do professor.
Olá, Nádia!
Suas palavras nos alegram e nos motivam imensamente! Muito obrigada por registrá-las!
Volte sempre!
Denyse
Olá!
Muito obrigada pelos textos e atividades disponíveis, gosto muito e poder contar com essa ajuda para minhas aulas.
Olá, Christianne!
Seu comentário nos motiva demais! Muito gratificante para nós!
Agradecemos a presença!
Volte sempre!
Denyse
Isso é verdade pessoal a vida de professor é corrida