Início Série5º ano Interpretação de texto: O rio Amazonas – 5º ano

Interpretação de texto: O rio Amazonas – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o rio Amazonas. Ele é o maior do mundo em volume de água! Que tal conhecê-lo melhor? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O rio Amazonas

    O rio Amazonas foi descoberto em 1500, por Vicente Yañez Pinzón, que lhe deu o nome de Mar Dulce. Em 1532, Francisco Orellana, homem que fez a primeira descida no rio, trocou o nome para Amazonas.

    Ele nasce na Cordilheira dos Andes, junto ao vulcão Misti, sul do Peru, a 4.000 metros acima do nível do mar. Essa nascente só foi descoberta em 1971, e é conhecida como Laguna McIntyre.

    Até pouco tempo, pensava-se que o Nilo fosse o maior rio do mundo em extensão. No entanto, graças a técnicas de monitoração por satélite, agora se sabe que o Amazonas é maior, com 7.025 quilômetros.

    Na planície brasileira, sua largura é de 6 a 8 quilômetros, enquanto a profundidade varia de 20 a 200 metros. Próximo à foz, no Atlântico, a profundidade chega a até 500 metros.

    O rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água. Em menos de meio minuto de vazão, poderia saciar a sede de todos os habitantes do mundo.

    Ele despeja no Atlântico 175 milhões de litros de água por segundo. Esse número corresponde a 20% da vazão conjunta de todos os rios da Terra. Em um dia, o rio Amazonas despeja no Atlântico mais água do que toda a vazão de um ano do rio Tâmisa, na Inglaterra.

    A 8 quilômetros de Manaus, o rio Solimões se encontra com o rio Negro, afluente do rio Amazonas, produzindo o fenômeno do Encontro das Águas. As duas grandes massas de água não se misturam porque têm temperaturas diferentes.

    O rio Amazonas tem 1.100 afluentes.

Marcelo Duarte. “Guia dos Curiosos”.
Disponível em: <https://www.guiadoscuriosos.com.br>.(Com cortes e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Na passagem “Ele nasce na Cordilheira dos Andes, junto ao vulcão Misti, sul do Peru, a 4.000 metros acima do nível do mar.”, o texto refere-se ao:

(     ) rio Nilo.

(     ) rio Tâmisa.

(     ) rio Amazonas.

 

Questão 2 – Na frase “Essa nascente só foi descoberta em 1971, e é conhecida como Laguna McIntyre.”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 3 – Em “No entanto, graças a técnicas de monitoração por satélite, agora se sabe que o Amazonas é maior, com 7.025 quilômetros.”, a expressão destacada introduz um fato, que:

(     ) é a causa de outro.

(     ) é a finalidade de outro.

(     ) é a consequência de outro.

 

Questão 4 – O trecho “Na planície brasileira, sua largura é de 6 a 8 quilômetros […]” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 5 – No segmento “Ele despeja no Atlântico 175 milhões de litros de água por segundo.”, a parte grifada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Releia:

“Em um dia, o rio Amazonas despeja no Atlântico mais água do que toda a vazão de um ano do rio Tâmisa, na Inglaterra.”

Nesse fragmento, o texto:

(     ) faz uma correção.

(     ) apresenta uma conclusão.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Questão 7 – Segundo o texto, as águas do rio Solimões não se misturam com as águas do rio Negro, afluente do rio Amazonas, quando eles se encontram. Identifique o motivo:

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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