Interpretação de texto: O reinado dos cupins – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o reinado dos cupins. Os cupins vivem em colônias onde as tarefas são distribuídas como em um palácio real. Muito interessante, não? Vamos saber mais a respeito desse assunto? Para tal, leia com atenção o texto “Você sabia que os cupins vivem em um reinado?” Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em: 

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

Você sabia que os cupins vivem em um reinado?

    Reis, rainhas e operários são alguns dos integrantes do reino dos cupins. Reino? É, você não leu errado. Os cupins vivem em colônias onde as tarefas são distribuídas como em um palácio real. Vejamos…

    À rainha e ao rei não cabem trabalhos cansativos como os que são atribuídos aos seus súditos. O casal tem como função reproduzir, gerar filhotes. Quando a rainha é fecundada, seu abdome cresce de dois a três milímetros e ela pode pôr dois ovos por minuto! No final do dia, ela chega a colocar de 20 mil a 30 mil ovos. Reis e rainhas costumam viver de 15 a 45 anos. Na colônia, somente o casal real apresenta olhos. Os demais indivíduos se guiam pelo olfato. Mais uma curiosidade: o rei é menor que os demais cupins e apresenta cor escura.

    Mas quem zela pelos ovos da realeza, que ficam incubados por cerca de duas semanas? Isso já é trabalho de cupim-operário, assim como a perfuração de madeira e a busca e o armazenamento de alimento para os demais membros da colônia. Ah, sim: a construção, a reparação, a expansão e a limpeza do ninho também ficam por conta deles, além da eliminação de indivíduos adoecidos ou mortos e os cuidados com os recém-nascidos. Ufa!

    Como os operários têm muito a fazer e a segurança do cupinzeiro não pode ser comprometida, há, ainda, os cupins-soldados, que protegem o ninho contra outros animais que possam ameaçar o local. Suas mandíbulas são maiores e mais fortes que as dos demais cupins, e eles têm grande força na cabeça. Fora isso, os soldados produzem uma secreção tóxica para usar contra qualquer invasor.

    Mas como é que nascem soldados, operários, reis e rainhas? Na verdade, a ninfa – larva do cupim – não tem identidade definida. Depois de saírem dos ovos, elas se alimentam e se desenvolvem por cerca de duas semanas, quando, então, se revelam soldados, operários ou alados, que são cupins destinados à reprodução, aqueles que podem dar origem a uma nova colônia. Esses cupins com asas, quanto estão prontos, voam em busca de um local para construir um novo ninho, tornando-se novos reis e rainhas.

Jaqueline Aparecida Gonçalves Soares. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 210. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – O texto sobre o reinado dos cupins tem intenções:

(     ) didáticas.

(     ) científicas.

(     ) jornalísticas.

 

Questão 2 – Em “Os cupins vivem em colônias onde as tarefas são distribuídas como em um palácio real.”, o termo “como” desempenha a função de:

(     ) dar um exemplo.

(     ) apontar uma causa.

(     ) fazer uma comparação.

 

Questão 3 – A autora usou a interjeição “Ufa!” para exprimir o sentimento de:

(     ) alívio, após elencar as tantas tarefas do cupim-operário.

(     ) alegria, após elencar as tantas tarefas do cupim-operário.

(     ) admiração, após elencar as tantas tarefas do cupim-operário.

 

Questão 4 – Em “Suas mandíbulas são maiores e mais fortes que as dos demais cupins, e eles têm grande força na cabeça.”., a autora expõe características:

(     ) dos reis e rainhas.

(     ) dos cupins-operários.

(     ) dos cupins-soldados.

 

Questão 5 – A expressão “larva do cupim”:

(     ) explica “ninfa”.

(     ) caracteriza “ninfa”.

(     ) complementa “ninfa”.

 

Questão 6 – Identifique aqueles que, segundo o texto, “são cupins destinados à reprodução”:

(     ) “soldados”.

(     ) “operários”.

(     ) “alados”.

 

Questão 7 – De acordo com o texto, o rei e a rainha têm a função de:

(     ) gerar filhotes.

(     ) cuidar dos ovos no período de incubação.

(     ) proteger os ninhos contra os animais ameaçadores.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: