Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano, sobre “o rei da praia”. Ele gosta de viver na praia, como as demais aves marinhas. Voa sobre as águas, pousa na areia e sai caminhado com um porte majestoso – parece vir daí o termo real que acompanha seu nome. Que ave marinha será essa, hein? Ficou curioso (a)? Então, leia com atenção o texto e descubra! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O rei da praia – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O rei da praia – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O rei da praia – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia o texto. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:
O rei da praia
Ele gosta de viver na praia, como as demais aves marinhas. Voa sobre as águas, pousa na areia e sai caminhado com um porte majestoso – parece vir daí o termo real que acompanha seu nome.
Ao contrário das demais espécies de trinta-réis, que podem ser facilmente avistadas próximas ao mar, o trinta-réis-real é mais difícil de ser encontrado. E olha que, dos trinta-réis que ocorrem no Brasil, ele é o maior de todos! Pode medir cerca de meio metro e pesar em torno de meio quilo. Além do mais, é bem colorido.
No trinta-réis-real adulto, as penas da parte anterior da cabeça até a nuca são negras. Quando estão fora do período reprodutivo, a plumagem da parte anterior da cabeça se torna branca. No mais, o pescoço é sempre branco. Já a parte das costas, incluindo as asas, tem o tom cinza-claro. O bico é vermelho-alaranjado, as pernas e os pés, negros. A cauda é branca e na forma da letra Y. Os jovens têm as penas das costas manchadas e apresentam bico, pernas e pés amarelos.
O trinta-réis-real habita também os Estados Unidos e o México. Quanto está frio nestes países, migra para as regiões da América do Sul, podendo aterrissar na Argentina, no Uruguai e em grande parte da costa brasileira. Quando o inverno chega ao hemisfério sul, ele faz o caminho de volta.
Vive sempre em ambientes costeiros, incluindo ilhas, baías, praias e estuários (locais de encontro do rio com o mar). Constrói seu ninho em costões rochosos, onde as fêmeas colocam apenas um ovo – raramente dois. Eles gostam de formar colônias de dezenas ou até centenas de indivíduos, misturando-se a outras espécies de trinta-réis, o que possivelmente aumenta a proteção dos filhotes.
Rafael Fernandes e Maria Alice S. Alves. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 244. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Voa sobre as águas, pousa na areia e sai caminhado com um porte majestoso […]”, a que ave os autores do texto se referem?
R:
Questão 2 – No período “Ele gosta de viver na praia, como as demais aves marinhas.”, a palavra “como” foi empregada para:
( ) dar um exemplo.
( ) indicar um motivo.
( ) fazer uma comparação.
Questão 3 – Os autores do texto expõem um hábito do trinta-réis-real no fragmento:
( ) “[…] ele é o maior de todos!”
( ) “O bico é vermelho-alaranjado […]”
( ) “Vive sempre em ambientes costeiros […]”
Questão 4 – No segmento “Além do mais, é bem colorido.”, os autores do texto expressam:
( ) uma ação do trinta-réis-real.
( ) um estado do trinta-réis-real.
( ) uma característica do trinta-réis-real.
Questão 5 – Segundo o texto, as asas do trinta-réis-real são:
( ) negras.
( ) brancas.
( ) cinza-claras.
Questão 6 – Em “Quanto está frio nestes países […]”, a que países o texto se refere?
R:
Questão 7 – Na parte “(locais de encontro do rio com o mar)”, os autores definem o termo:
( ) “ilhas”.
( ) “baías”.
( ) “estuários”.
Questão 8 – Na frase “[…] onde as fêmeas colocam apenas um ovo – raramente dois.”, o vocábulo “onde” aponta para um lugar. Identifique esse lugar:
R:
Questão 9 – No final do texto, a palavra “possivelmente” poderia ser substituída por:
( ) “efetivamente”.
( ) “naturalmente”.
( ) “provavelmente”.
Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.
1 comentário
na questão numero 8 o vocábulo “onde” refere-se ao ninho encontrado em costões rochosos, pois é no ninho que as fêmeas colocam os ovos, não apenas nos costões rochosos.