Interpretação de texto: O rato engenhoso – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o rato engenhoso. Vamos conhecer a história desse rato? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

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Leia:

O rato engenhoso

    Um rato andarilho chegou certa vez a uma aldeia longínqua. Admirou-se por não encontrar naquele lugar nem um só rato. Ruas desertas, um silêncio lúgubre e ameaçador… O ratinho começou a sentir medo. Pressentia que ali se ocultava um perigo misterioso.

    Depois de muito procurar, encontrou outro ratinho, encolhido a um canto.

    — Por que não encontro outros ratos nesta aldeia, amigo?

    O outro olhou-o e respondeu:

    — Estou vendo que você não sabe que esta aldeia pertence aos gatos. Rato que apanham é rato que vai para a caçarola. Vigiam todos os armazéns de alimentos com uma guarda dupla, de dia e de noite. Eu mesmo estou quase morto de fome.

    O ratinho grunhiu impressionado. Então, teria grandes aventuras, hein?

    — Pois vou entrar no primeiro armazém que me aparecer pela frente, companheiro! Se duvida, venha comigo e verá! — prometeu solenemente nosso herói.

    Já perto do armazém escolhido, o ratinho fez um rato mecânico e soltou-o na direção onde estavam de guarda quatro gatos e esperou. Mal viram o rato de brinquedo, os gatos atiraram-se sobre ele para despedaçá-lo. Até deixaram alguns dentes cravados no objeto metálico antes de se retirarem desiludidos.

    Então o ratinho, fingindo ser ele também um robozinho, aproximou-se da porta do armazém. Os gatos ainda não tinham se recuperado e não queriam ser vítimas de outra brincadeira e deixaram o ratinho passar.

    Já dentro do armazém, ele comeu até se fartar. Acho que não deixou nem um pedaço sequer para seu incrédulo amigo.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-06-23/o-rato-engenhoso.htm>. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Segundo o narrador, o rato da história era engenhoso. Isso significa que ele era:

(     ) corajoso.

(     ) habilidoso.

(     ) preguiçoso.

 

Questão 2 – Em “Admirou-se por não encontrar naquele lugar nem um só rato.”, o fato grifado é:

   ) o motivo da admiração do rato andarilho.

(     ) a finalidade da admiração do rato andarilho.

(     ) a consequência da admiração do rato andarilho.

 

Questão 3 – O trecho “Ruas desertas, um silêncio lúgubre e ameaçador…” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 4 – Na passagem “Pressentia que ali se ocultava um perigo misterioso.”, a palavra destacada indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 5 – Na parte “Vigiam todos os armazéns de alimentos com uma guarda dupla, de dia e de noite.”, o narrador revela um hábito:

(     ) dos ratos da aldeia.

(     ) dos gatos da aldeia.

(     ) dos ratos e dos gatos da aldeia.

 

Questão 6 – Releia este fragmento do texto:

“Já perto do armazém escolhido, o ratinho fez um rato mecânico e soltou-o na direção onde estavam de guarda quatro gatos e esperou.”

O termo “e”, empregado duas vezes, indica:

(     ) fatos que se somam.

(     ) fatos que se alternam.

(     ) fatos que se contrastam.

 

Questão 7 – No segmento “Mal viram o rato de brinquedo, os gatos atiraram-se sobre ele para despedaçá-lo.”, os vocábulos sublinhados:

(     ) retomam o rato de brinquedo.

(     ) anunciam o rato de brinquedo.

(     ) caracterizam o rato de brinquedo.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
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