Interpretação de texto: O ratinho da cidade e o ratinho do campo – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o ratinho da cidade e o ratinho do campo. Segundo essa história, o ratinho da cidade foi conhecer a vida no campo e o ratinho do campo foi conhecer a vida na cidade… Quais impressões a visita à casa do amigo causou em cada um deles? Ficou curioso (a) para saber do desenrolar dessa história? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

O ratinho da cidade e o ratinho do campo

    Certo dia um ratinho do campo convidou seu amigo que morava na cidade para ir visitá-lo em sua casa no meio da relva. O ratinho da cidade foi, mas ficou muito chateado quando viu o que havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.

    – Coitado de você, meu amigo! – exclamou ele. – Leva uma vida de formiga! Venha morar comigo na cidade que nós dois juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país!

    E lá se foi o ratinho do campo para a cidade. O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. O ratinho do campo ficou de queixo caído. Resolveram começar o banquete na mesma hora. Mas mal deu para sentir o cheirinho: a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratos fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando a situação se acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava caindo pelas tabelas.

    – Até logo – disse ele. – Já vou indo. Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve. É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.

Moral: Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto “O ratinho da cidade e o ratinho do campo” é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – A história lida acontece porque:

(     ) o ratinho do campo convidou o amigo, o ratinho da cidade, para uma visita.

(     ) o ratinho da cidade convidou o amigo, o ratinho do campo, para morar com ele.

(     ) o ratinho do campo e o ratinho da cidade vivenciaram situações de muito perigo.

 

Questão 3 – Em “[…] o que havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.”, os dois-pontos introduzem:

(     ) a especificação do que havia para jantar na casa do ratinho do campo.

(     ) uma opinião sobre o que havia para jantar na casa do ratinho do campo.

(     ) uma suspeita sobre o que havia para jantar na casa do ratinho do campo.

 

Questão 4 – No trecho “– Coitado de você, meu amigo! – exclamou ele.”, o ratinho da cidade usa a expressão “meu amigo” para se dirigir ao ratinho do campo. Nesse contexto, essa expressão é:

(     ) um sujeito.

(     ) um aposto.

(     ) um vocativo.

 

Questão 5 – Segundo o narrador, os dois ratinhos mal tiveram tempo de sentir o cheirinho do banquete na cidade, já que:

(     ) “a porta da despensa se abriu e alguém entrou”.

(     ) “fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram”.

(     ) “outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo”.

 

Questão 6 – A linguagem figurada está presente no segmento:

(     ) “E lá se foi o ratinho do campo para a cidade.”

(     ) “O ratinho do campo ficou de queixo caído.”

(     ) “Resolveram começar o banquete na mesma hora.”

 

Questão 7 – Os travessões foram empregados no texto para:

(     ) anunciar as falas dos ratinhos.

(     ) indicar o começo das falas dos ratinhos.

(     ) assinalar uma breve pausa nas falas dos ratinhos.

 

Questão 8 – No período “É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.”, o ratinho do campo:

(     ) busca alertar o amigo dos perigos da vida na cidade.

(     ) demonstra tristeza por não poder morar com o ratinho da cidade.

(     ) expõe os seus argumentos por desistir de morar com o ratinho da cidade.

 

Questão 9 – Grife, na moral da história, o termo que indica uma comparação entre as duas vidas:

 

“Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos […]”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: