Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o ratinho da cidade e o ratinho do campo. Segundo essa história, o ratinho da cidade foi conhecer a vida no campo e o ratinho do campo foi conhecer a vida na cidade… Quais impressões a visita à casa do amigo causou em cada um deles? Ficou curioso (a) para saber do desenrolar dessa história? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto:
- Word: Interpretação de texto: O ratinho da cidade e o ratinho do campo – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O ratinho da cidade e o ratinho do campo – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O ratinho da cidade e o ratinho do campo – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O ratinho da cidade e o ratinho do campo
Certo dia um ratinho do campo convidou seu amigo que morava na cidade para ir visitá-lo em sua casa no meio da relva. O ratinho da cidade foi, mas ficou muito chateado quando viu o que havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.
– Coitado de você, meu amigo! – exclamou ele. – Leva uma vida de formiga! Venha morar comigo na cidade que nós dois juntos vamos acabar com todo o toucinho deste país!
E lá se foi o ratinho do campo para a cidade. O amigo mostrou para ele uma despensa com queijo, mel, cereais, figos e tâmaras. O ratinho do campo ficou de queixo caído. Resolveram começar o banquete na mesma hora. Mas mal deu para sentir o cheirinho: a porta da despensa se abriu e alguém entrou. Os dois ratos fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram. Quando a situação se acalmou e os amigos iam saindo com todo o cuidado do esconderijo, outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo. A essas alturas, o ratinho do campo já estava caindo pelas tabelas.
– Até logo – disse ele. – Já vou indo. Estou vendo que sua vida é um luxo só, mas para mim não serve. É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.
Moral: Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.
Questões
Questão 1 – O texto “O ratinho da cidade e o ratinho do campo” é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – A história lida acontece porque:
( ) o ratinho do campo convidou o amigo, o ratinho da cidade, para uma visita.
( ) o ratinho da cidade convidou o amigo, o ratinho do campo, para morar com ele.
( ) o ratinho do campo e o ratinho da cidade vivenciaram situações de muito perigo.
Questão 3 – Em “[…] o que havia para jantar: grãos de cevada e umas raízes com gosto de terra.”, os dois-pontos introduzem:
( ) a especificação do que havia para jantar na casa do ratinho do campo.
( ) uma opinião sobre o que havia para jantar na casa do ratinho do campo.
( ) uma suspeita sobre o que havia para jantar na casa do ratinho do campo.
Questão 4 – No trecho “– Coitado de você, meu amigo! – exclamou ele.”, o ratinho da cidade usa a expressão “meu amigo” para se dirigir ao ratinho do campo. Nesse contexto, essa expressão é:
( ) um sujeito.
( ) um aposto.
( ) um vocativo.
Questão 5 – Segundo o narrador, os dois ratinhos mal tiveram tempo de sentir o cheirinho do banquete na cidade, já que:
( ) “a porta da despensa se abriu e alguém entrou”.
( ) “fugiram apavorados e se esconderam no primeiro buraco apertado que encontraram”.
( ) “outra pessoa entrou na despensa e foi preciso sumir de novo”.
Questão 6 – A linguagem figurada está presente no segmento:
( ) “E lá se foi o ratinho do campo para a cidade.”
( ) “O ratinho do campo ficou de queixo caído.”
( ) “Resolveram começar o banquete na mesma hora.”
Questão 7 – Os travessões foram empregados no texto para:
( ) anunciar as falas dos ratinhos.
( ) indicar o começo das falas dos ratinhos.
( ) assinalar uma breve pausa nas falas dos ratinhos.
Questão 8 – No período “É muito perigosa. Vou para minha casa, onde posso comer minha comidinha simples em paz.”, o ratinho do campo:
( ) busca alertar o amigo dos perigos da vida na cidade.
( ) demonstra tristeza por não poder morar com o ratinho da cidade.
( ) expõe os seus argumentos por desistir de morar com o ratinho da cidade.
Questão 9 – Grife, na moral da história, o termo que indica uma comparação entre as duas vidas:
“Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos […]”
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.