Interpretação de texto: O que são tornados – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre tornados. Eles são o pior tipo de tempestade conhecido pelo homem. Vamos entender melhor esse fenômeno? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O que são tornados?

    Os tornados são o pior tipo de tempestade conhecido pelo homem. Eles acontecem quando uma coluna de ar que gira muito rápido se liga, ao mesmo tempo, a uma nuvem de chuva e ao solo. Os ventos que formam essa coluna podem soprar a mais de 500 km/h! Com ventos tão fortes assim, você já deve ter percebido que não é uma boa ideia ficar na rota de um tornado!

    Os meteorologistas dizem que tanto os tornados como os furacões são vórtices atmosféricos. Nome estranho, não é? Só que um vórtice atmosférico não é nada mais que um forte redemoinho de ar! Mas mesmo que esses dois fenômenos do clima sejam fortes redemoinhos de ar, tornados e furacões têm pouca coisa em comum.

    O tamanho de um tornado fica em torno dos cem metros. Já um furacão pode medir mais de cem quilômetros. Enquanto os tornados se formam a partir de uma única nuvem de chuva, os furacões são feitos de dúzias delas. Tornados também podem ter vários vórtices, ao contrário dos furacões, que só têm um. Além disso, tornados acontecem principalmente sobre a terra, ao passo que furacões só nascem sobre mares quentes – quando alcançam a terra, furacões perdem força, pois não encontram umidade, seu principal combustível. Apesar dessas diferenças, furacões podem gerar tornados: isso costuma acontecer quando um furacão toca o solo em dia com tempo muito ruim.

    Mesmo sendo possíveis em qualquer parte do planeta, tornados são mais comuns nas Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos, durante os meses de primavera e verão. Maio de 2003, por exemplo, foi um mês recorde em número de tornados: foram registrados, ao todo, 546 tornados em território norte-americano.

Juliana Rocha.
Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=708&sid=9>. (Fragmento)

 

Questões

Questão 1 – Releia:

 “Eles acontecem quando uma coluna de ar que gira muito rápido se liga, ao mesmo tempo, a uma nuvem de chuva e ao solo.”

 Nessa passagem, a autora refere-se:

 

Questão 2 – No fragmento “Com ventos tão fortes assim, você já deve ter percebido que não é uma boa ideia ficar na rota de um tornado!”, o termo destacado indica:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 3 – O trecho “Enquanto os tornados se formam a partir de uma única nuvem de chuva, os furacões são feitos de dúzias delas.” é:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma comparação.

(     ) uma exemplificação.

 

Questão 4 – Identifique o segmento em que a autora se dirige diretamente ao leitor:

(     ) “Nome estranho, não é?”

(     ) “[…] tornados e furacões têm pouca coisa em comum.”

(     ) “[…] foram registrados, ao todo, 546 tornados em território norte-americano.”

 

Questão 5 – Em “[…] tornados acontecem principalmente sobre a terra […]”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “especialmente”.

(     ) “exclusivamente”.

(     ) “invariavelmente”.

 

Questão 6 – Segundo o texto, “quando alcançam a terra, furacões perdem força”. Por quê?

 

Questão 7 – Na parte “[…] isso costuma acontecer quando um furacão toca o solo em dia com tempo muito ruim.”, a palavra grifada:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 8 – O texto “O que são tornados?” tem o objetivo de:

(     ) explicar algo.

(     ) contar uma história.

(     ) debater um assunto.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: