Interpretação de texto: O que são libélulas – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre as libélulas. Geralmente, vemos libélulas dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos, quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na água! Vamos saber mais a respeito desses insetos? Então, leia com atenção o texto “O que são libélulas?”! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                          DATA:

PROF:                                                                                TURMA:

NOME:

Leia:

O que são libélulas?

    Você já deve ter visto uma libélula por aí… É um inseto até bem bonitinho. Geralmente, vemos libélulas dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos, quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na água!

    Elas possuem um corpo muito alongado: comprido e fininho. Os olhos são grandes, e têm dois pares de asas mais ou menos transparentes. Os delicados insetos podem ser azuis, amarelos, vermelhos, listrados, sem cor nenhuma ou muito coloridos.

    Existem dois grandes grupos desse animal. Um é o Anisóptera. São os mais robustos, maiores, que costumam parar com as asas esticadas para o lado. Bem abertas!

    E o outro se chama Zygoptera. As libélulas desse segundo grupo são menores, mais fininhas e esbeltas. E quando estão pousadas sobre alguma superfície, geralmente dobram as asas para trás, junto do corpo.

    Há quem diga que os pequenos insetos de voo rápido fizeram da serra de São José, em Minas Gerais sua morada por causa de todos os brejos, córregos, rios, lagoas marginais e açudes. Como já contei, libélulas são famosas por voarem perto d’água. Isso quando já são adultas! Antes, dependem mais ainda desses ambientes.

Luiza Lages. Fragmento de “Vida de libélula”.
Disponível em: www.minasfazciencia.com.br

 

Questões

Questão 1 – Identifique a palavra-chave do texto:

(     ) “insetos”.

(     ) “libélulas”.

(     ) “grupos de libélulas”.

 

Questão 2 – Na passagem “É um inseto até bem bonitinho.”, a autora do texto:

(     ) cita um hábito da libélula.

(     ) expõe uma opinião sobre a libélula.

(     ) levanta uma hipótese sobre a libélula.

 

Questão 3 – A autora do texto descreve as libélulas no segmento:

(     ) “[…] vemos libélulas dando voos rasantes em piscinas, rios e lagos […]”

(     ) “Elas possuem um corpo muito alongado: comprido e fininho.”

(     ) “[…] costumam parar com as asas esticadas para o lado.”

 

Questão 4 – Releia:

“[…] quando elas passam rapidamente e batem o bumbum na água!”

O termo “e” exprime:

(     ) a soma de fatos sobre as libélulas.

(     ) o contraste de fatos sobre as libélulas.

(     ) a alternância de fatos sobre as libélulas.

 

Questão 5 – Segundo a autora do texto, há dois grandes grupos de libélulas. Identifique-os:

R:

 

Questão 6 – Sublinhe a seguir a expressão empregada para se referir às libélulas:

 “Há quem diga que os pequenos insetos de voo rápido fizeram da serra de São José […]”

 

Questão 7 – Em “[…] brejos, córregos, rios, lagoas marginais e açudes.”, as vírgulas assinalam:

(     ) uma intercalação.

(     ) uma enumeração.

(     ) um deslocamento.

 

Questão 8 – No período “Como já contei, libélulas são famosas por voarem perto d’água.”, o trecho destacado indica:

(     ) a causa da fama das libélulas.

(     ) a finalidade da fama das libélulas.

(     ) a consequência da fama das libélulas.

 

Questão 9 – Na parte “Isso quando já são adultas!”, o pronome grifado:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: