Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o caramelo. Para fazer caramelo só é necessário açúcar e uma panela. Mas você sabe qual é o processo químico por trás da produção dessa guloseima? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto “O que faz o caramelo” e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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O que faz o caramelo
Para fazer caramelo só é necessário açúcar e uma panela. O calor do fogo altera a estrutura química do açúcar (reação conhecida como caramelização) e faz com que ele mude de cor e consistência.
Para entender o processo de forma detalhada, precisamos saber que o açúcar comum – que usamos para adoçar o café, o leite, etc. – é conhecido pelos químicos como sacarose. A sacarose, por sua vez, é formada pela união de dois outros açúcares: a glicose e a frutose. A produção de sacarose é feita, principalmente, pelas plantas – como a cana-de-açúcar e a beterraba.
Quando vai ao fogo, a sacarose passa do estado sólido para o líquido ao atingir a temperatura de 179ºC. Mantida nessa temperatura por algum tempo, ela sofre uma série de transformações químicas, como a quebra da molécula original em glicose e frutose. A união de várias moléculas de glicose ou de frutose e a evaporação da água dessas moléculas dão a aparência de vidro ao caramelo. Outras reações químicas que ocorrem durante a caramelização são responsáveis pelo aroma característico desse doce e pela sua cor marrom.
Descobrir a ciência por trás de guloseimas como o algodão-doce e o caramelo é uma delícia, o amargo é que o açúcar em excesso tem uma consequência má: a obesidade – um grave problema de saúde que afeta um grande número de pessoas no mundo todo, incluindo crianças. Cuide bem da sua saúde, escolhendo sempre alimentos saudáveis para o dia a dia e deixe o algodão-doce, o caramelo, o bolo e o pudim para ocasiões esporádicas, como uma festa.
Joab Trajano Silva. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 278. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“[…] e faz com que ele mude de cor e consistência.”
O pronome “ele” refere-se:
( ) ao caramelo.
( ) ao calor do fogo.
( ) ao açúcar.
Questão 2 – Para os químicos, o açúcar que usamos no dia a dia é conhecido como:
( ) sacarose.
( ) glicose.
( ) frutose.
Questão 3 – No período “A produção de sacarose é feita, principalmente, pelas plantas – como a cana-de-açúcar e a beterraba.”, a palavra grifada tem o sentido de:
( ) especialmente.
( ) exclusivamente.
( ) excessivamente.
Questão 4 – Observe esta passagem do texto:
“Mantida nessa temperatura por algum tempo, ela sofre uma série de transformações […]”
Nessa passagem do texto, a vírgula assinala:
( ) a omissão de uma informação.
( ) a intercalação de uma informação.
( ) o deslocamento de uma informação.
Questão 5 – No segmento “Cuide bem da sua saúde, escolhendo sempre alimentos saudáveis para o dia a dia […]”, o autor do texto:
( ) faz um apelo.
( ) emite uma ordem.
( ) dá uma orientação.
Questão 6 – Em “[…] deixe o algodão-doce, o caramelo, o bolo e o pudim para ocasiões esporádicas, como uma festa.”, o trecho destacado indica:
( ) uma causa de ocasiões esporádicas.
( ) um exemplo de ocasiões esporádicas.
( ) uma comparação entre ocasiões esporádicas.
Questão 7 – O texto “O que faz o caramelo” explica o processo químico, que envolve a produção do caramelo, com uma linguagem:
( ) poética.
( ) didática.
( ) científica.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.