Início Série6º ano Interpretação de texto: O que faz o caramelo – 6º ano

Interpretação de texto: O que faz o caramelo – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o caramelo. Para fazer caramelo só é necessário açúcar e uma panela. Mas você sabe qual é o processo químico por trás da produção dessa guloseima? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto “O que faz o caramelo” e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                                               DATA:

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Leia:

O que faz o caramelo

    Para fazer caramelo só é necessário açúcar e uma panela. O calor do fogo altera a estrutura química do açúcar (reação conhecida como caramelização) e faz com que ele mude de cor e consistência.

    Para entender o processo de forma detalhada, precisamos saber que o açúcar comum – que usamos para adoçar o café, o leite, etc. – é conhecido pelos químicos como sacarose. A sacarose, por sua vez, é formada pela união de dois outros açúcares: a glicose e a frutose. A produção de sacarose é feita, principalmente, pelas plantas – como a cana-de-açúcar e a beterraba.

    Quando vai ao fogo, a sacarose passa do estado sólido para o líquido ao atingir a temperatura de 179ºC. Mantida nessa temperatura por algum tempo, ela sofre uma série de transformações químicas, como a quebra da molécula original em glicose e frutose. A união de várias moléculas de glicose ou de frutose e a evaporação da água dessas moléculas dão a aparência de vidro ao caramelo. Outras reações químicas que ocorrem durante a caramelização são responsáveis pelo aroma característico desse doce e pela sua cor marrom.

    Descobrir a ciência por trás de guloseimas como o algodão-doce e o caramelo é uma delícia, o amargo é que o açúcar em excesso tem uma consequência má: a obesidade – um grave problema de saúde que afeta um grande número de pessoas no mundo todo, incluindo crianças. Cuide bem da sua saúde, escolhendo sempre alimentos saudáveis para o dia a dia e deixe o algodão-doce, o caramelo, o bolo e o pudim para ocasiões esporádicas, como uma festa.

Joab Trajano Silva. Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 278. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.

 

Questões

Questão 1 – Releia:

“[…] e faz com que ele mude de cor e consistência.”

O pronome “ele” refere-se:

(     ) ao caramelo.

(     ) ao calor do fogo.

(     ) ao açúcar.

 

Questão 2 – Para os químicos, o açúcar que usamos no dia a dia é conhecido como:

(     ) sacarose.

(     ) glicose.

(     ) frutose.

 

Questão 3 – No período “A produção de sacarose é feita, principalmente, pelas plantas – como a cana-de-açúcar e a beterraba.”, a palavra grifada tem o sentido de:

(     ) especialmente.

(     ) exclusivamente.

(     ) excessivamente.

 

Questão 4 – Observe esta passagem do texto:

“Mantida nessa temperatura por algum tempo, ela sofre uma série de transformações […]”

Nessa passagem do texto, a vírgula assinala:

(     ) a omissão de uma informação.

(     ) a intercalação de uma informação.

(     ) o deslocamento de uma informação.

 

Questão 5 – No segmento “Cuide bem da sua saúde, escolhendo sempre alimentos saudáveis para o dia a dia […]”, o autor do texto:

(     ) faz um apelo.

(     ) emite uma ordem.

(     ) dá uma orientação.

 

Questão 6 – Em “[…] deixe o algodão-doce, o caramelo, o bolo e o pudim para ocasiões esporádicas, como uma festa.”, o trecho destacado indica:

(     ) uma causa de ocasiões esporádicas.

(     ) um exemplo de ocasiões esporádicas.

(     ) uma comparação entre ocasiões esporádicas.

 

Questão 7 – O texto “O que faz o caramelo” explica o processo químico, que envolve a produção do caramelo, com uma linguagem:

(     ) poética.

(     ) didática.

(     ) científica.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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