Interpretação de texto: O que é ecologia – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada aos alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre ecologia. Que tal aprender mais sobre esse tema tão importante? Então, leia o texto O que é Ecologia? e, na sequência, responda às variadas questões propostas! A atividade permite o aprimoramento de suas habilidades de leitura! Vamos lá?

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:   

Leia:

O que é Ecologia?

    Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos (plantas, animais, seres humanos) entre si e com o meio ambiente. Infelizmente, essa relação nem sempre é amigável. Ao longo dos anos, o homem, animal racional, não mostrou inteligência e responsabilidade suficientes quando o assunto era preservação da natureza. Querendo explorar, progredir e lucrar cada vez mais, ele acabou se voltando contra as águas, as florestas, o ar e o solo.

    A grave verdade é que esse uso indiscriminado dos recursos naturais prejudica cada vez mais gente. Tornou-se até uma ameaça à qualidade e à continuidade da vida na Terra. Quando há falta de água e de energia elétrica, extinção de espécies animais e vegetais, ataque de pragas às lavouras, secas e enchentes nas cidades, por exemplo, já é a natureza reagindo contra as ações destruidoras do homem. E não é nada interessante essa queda-de-braço…

    A questão é a seguinte: enquanto tantos adultos não dão um bom exemplo, as crianças podem surpreender, provando que já têm preocupação ecológica e sabem cuidar da natureza! Afinal, é o futuro delas que está em jogo. Concorda? […]

Disponível em: <“plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados”>.

 

Questões

Questão 1 – Identifique a passagem do texto que define a Ecologia:

R:

 

Questão 2 – Sublinhe os termos que indicam as ações do homem contra a natureza:

“Querendo explorar, progredir e lucrar cada vez mais, ele acabou se voltando contra as águas, as florestas, o ar e o solo.”

 

Questão 3 – Os termos sublinhados acima são:

a) adjetivos

b) verbos

c) advérbios

d) substantivos

 

Questão 4 – No trecho “Tornou-se até uma ameaça à qualidade e à continuidade da vida na Terra.”, a que o texto se refere?

R:

 

Questão 5 – Releia este fragmento do texto:

“Quando há falta de água e de energia elétrica, extinção de espécies animais e vegetais, ataque de pragas às lavouras, secas e enchentes nas cidades […]”

De acordo com o texto, os fatos enumerados acima são exemplos:

a) das finalidades das ações destruidoras do homem.

b) das causas das ações destruidoras do homem.

c) das condições das ações destruidoras do homem.

d) das consequências das ações destruidoras do homem.

 

Questão 6 – Na frase “E não é nada interessante essa queda-de-braço…”, o autor do texto:

a) cita um exemplo.

b) apresenta um fato.

c) expõe uma opinião.

d) faz uma comparação.

 

Questão 7 – Em “A questão é a seguinte: enquanto tantos adultos não dão um bom exemplo […]”, a palavra grifada exprime:

a) tempo

b) lugar

c) modo

d) oposição

 

Questão 8 – Na parte “[…] provando que já têm preocupação ecológica e sabem cuidar da natureza!”, o verbo destacado refere-se a quem?

R:

 

Questão 9 – Aponte a passagem em que o autor do texto conversa diretamente com o leitor:

a) “Infelizmente, essa relação nem sempre é amigável.”

b) “Ao longo dos anos, o homem, animal racional, não mostrou inteligência […]”

c) “[…] enquanto tantos adultos não dão um bom exemplo […]”

d) “Concorda?”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca 
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: