Interpretação de texto: O primeiro dia na escola – 5º ano

   Atividade de interpretação de texto voltada a alunos do quarto ou quinto ano, o texto utilizado nesta interpretação é “O primeiro dia na escola”.

   Você pode baixar esta atividade de português em PDF pronto para imprimir, em modelo editável do Word e também a atividade respondida.

 

   Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                                DATA:

PROF:                                                                    TURMA:

NOME:

O PRIMEIRO DIA NA ESCOLA

   NO PRIMEIRO DIA DE AULA, TODOS OS ALUNOS ENTRARAM, E A PROFESSORA APRESENTOU-SE COM O NOME DE MARILSE.

   CONVERSARAM, E CADA ALUNO FALOU UM POUCO DE SI. ROBERTO FALOU DAS SUAS EXPECTATIVAS PARA O QUINTO ANO, PORQUE SERIA O ÚLTIMO ANO EM QUE  FICARIA NAQUELA ESCOLA DE QUE ELE GOSTAVA TANTO.

   REBECA JÁ SE EXPRESSOU UM POUCO ANSIOSA QUANTO À SÉRIE QUE VIRIA NO ANO SEGUINTE E QUE SERIA TOTALMENTE DIFERENTE DO QUE ELA ESTAVA ACOSTUMADA: MUITOS PROFESSORES, MAIS DISCIPLINAS E MENOS TEMPO COM CADA PROFESSOR.

   CARLOS DISSE A REBECA QUE NÃO PRECISAVA FICAR APREENSIVA. “É SÓ SER ORGANIZADA, FAZER AS TAREFAS E TER MÉTODO E HORÁRIO PARA ESTUDAR TODOS OS DIAS, NÃO DEIXANDO ACUMULAR CONTEÚDOS.”

   DEPOIS QUE TODOS EXPRESSARAM SUAS ANSIEDADES, DESEJOS E ALEGRIAS DO COMEÇO DO ANO ESCOLAR, A PROFESSORA DISSE:

   – AGORA, OS VAMOS COMEÇAR COM DESAFIOS E ALGUMAS BRINCADEIRAS QUE DEIXARÃO VOCÊS MAIS À VONTADE. CADA UM VAI PEGAR UMA FOLHA DE PAPEL E FAZER O ALFABETO USANDO NOMES DE ANIMAIS, DE FRUTAS, OU DE FLORES, DE MODO QUE CADA PALAVRA PERTENÇA AO GRUPO ESCOLHIDO E COMECE COM AS LETRAS DO ALFABETO DE A A Z.

   PENSATIVOS, CADA UM ESCOLHEU O QUE IA FAZER. REBECA FEZ O ABC DOS ANIMAIS, PAULO FEZ O ABC DAS FRUTAS E CADA UM TEVE IDEIAS NOVAS.

   DEPOIS, MARILSE FEZ UMA DRAMATIZAÇÃO COM OS ALUNOS. ALGUNS REPRESENTARAM ANIMAIS, FALANDO CURIOSIDADES SOBRE ELES (HÁBITAT, MEIO DE LOCOMOÇÃO, ALIMENTAÇÃO). OUTROS REPRESENTARAM FRUTAS FALANDO DAS VITAMINAS E DAS PROTEÍNAS EXISTENTES NELAS.

   FOI UMA AULA MUITO DIVERTIDA E PROVEITOSA!

   OS COLEGAS REPRESENTANTES DE OUTRAS SALAS QUE ASSISTIRAM À DRAMATIZAÇÃO APLAUDIRAM E ACHARAM MUITO INTERESSANTE O ALFABETO, COMPOSTO POR 23 LETRAS, SER EXPRESSO COM TANTOS TEMAS DIFERENTES E AS PALAVRAS ENCAIXADAS NA SUA PERFEITA ORDEM.

 

COMPREENSÃO DE TEXTO

1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

R.:
 

2) QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DO TEXTO?

R.: 

 

3) ONDE SE PASSA ESTA HISTÓRIA?

R.:

 

4) QUANTOS PARÁGRAFOS TEM O TEXTO?

R.:

 

5) QUAL FOI A SUGESTÃO DA PROFESSORA PARA ACALMAR OS ALUNOS?

R.:

 

6) QUEM FALOU SOBRE SUAS EXPECTATIVAS SOBRE O QUINTO ANO?

R.:
 

7) QUEM ACALMOU A REBECA?

R.:
 

8) QUEM APLAUDIU QUANDO ASSISTIU A APRESENTAÇÃO DA DRAMATIZAÇÃO DO TRABALHO DOS ALUNOS?

R.:

 

9) ESCREVA PARA AS PALAVRAS ABAIXO UM SINÔNIMO E UM ANTÔNIMO:

A) DIFERENTE: 
B) APREENSIVA:
C) DIVERTIDA: 
D) ORGANIZADA: 
E) INTERESSANTE:

 

10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA IMAGEM:

 

acessaber:
Veja também: