Início Série5º ano Interpretação de texto: O periquito tagarela – 5º ano

Interpretação de texto: O periquito tagarela – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o periquito tagarela. Vamos conhecer a história desse periquito? Então, leia o texto com muita atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O periquito tagarela

    Os periquitos têm fama de tagarelas. Mas o Peri deixava os outros mudos, com o seu falatório incessante. Era capaz de ficar vinte e quatro horas falando sem parar. Quem tivesse o azar de ser escolhido como ouvinte, não escaparia dele tão cedo. Ao fim de algum tempo, o pobre infeliz estava zonzo de tanta conversa fiada em seus ouvidos.

    — Temos de fazer alguma coisa para nos livrar do tormento que o Peri nos causa. —propôs a zebra.

    — Isso é muito fácil! — exclamou o Lemurito, que por alguma razão era considerado o melhor de sua turma. — Vamos oferecer-lhe um espelho. Assim ele poderá falar consigo mesmo a toda hora. Ele fica tão empolgado com a conversa, que nem vai perceber que está falando sozinho!

    O truque deu resultado. Lá ficou o Peri, no meio de uma clareira do bosque, falando… falando… com a sua própria imagem refletida no espelho.

    Já estava assim havia três dias. Não há nada que o deixe mais entusiasmado do que um ouvinte que nunca responde nada. Se continuar assim mais uma semana, correrá o risco de ficar esgotado.

    Mas que se há de fazer?

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2002-01-08/o-periquito-tagarela.htm>. (Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Identifique aquele que, de acordo com o texto, “era capaz de ficar vinte e quatro horas falando sem parar”:

(     ) o Peri.

(     ) a zebra.

(     ) o Lemurito.

 

Questão 2 – O trecho “Quem tivesse o azar de ser escolhido como ouvinte, não escaparia dele tão cedo.” é:

(     ) uma narração.

(     ) uma descrição.

(     ) uma argumentação.

 

Questão 3 – Releia:

“— Isso é muito fácil! — exclamou o Lemurito, que por alguma razão era considerado o melhor de sua turma.”

Quando Lemurito diz “Isso” a que ele se refere?

 

 Questão 4 – Na passagem “Ele fica tão empolgado com a conversa, que nem vai perceber que está falando sozinho!”, o vocábulo grifado introduz:

(     ) uma causa.

(     ) uma finalidade.

(     ) uma consequência.

 

Questão 5 – Na frase “Não há nada que o deixe mais entusiasmado do que um ouvinte que nunca responde nada.”, o termo sublinhado indica:

(     ) tempo.

(     ) negação.

(     ) intensidade.

 

Questão 6 – Segundo o texto, a solução para o problema envolvendo o Peri deu o resultado esperado. Aponte o fragmento que confirma isso:

(     ) “[…] o pobre infeliz estava zonzo de tanta conversa fiada em seus ouvidos.”

(     ) “Assim ele poderá falar consigo mesmo a toda hora.”

(     ) “Lá ficou o Peri […] falando… falando… com a sua própria imagem refletida no espelho.”

 

Questão 7 – No segmento “Se continuar assim mais uma semana, correrá o risco de ficar esgotado.”, a parte destacada expressa:

(     ) uma conclusão.

(     ) uma suposição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 8 – Em “Mas que se há de fazer?”, o texto:

(     ) dá uma ordem.

(     ) expressa um desejo.

(     ) propõe uma reflexão.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário