Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pequeno chorão. O pequeno puma deixava seus pais e professores irritados, pois pedia tudo chorando. Vamos conhecer a história desse puma? Então, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O pequeno chorão – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O pequeno chorão – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O pequeno chorão – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O pequeno chorão
O pequeno puma deixava seus pais e professores irritados, pois pedia tudo chorando. Na escola, quando precisava esforçar-se para aprender uma lição, fazia um tal drama de lágrimas e suspiros que incomodava os colegas e o professor.
Quando sua mãe lhe pedia algum favor, começava a chorar e a dizer:
— Não sei como se faz isso!
Na verdade, ninguém mais o levava a sério, e passava por palerma, coisa que efetivamente não era.
Tanto chorar inútil trouxe consigo o seu castigo. Um dia, cravou um prego numa pata e começou a chorar, desta vez com razão, porque sentia dores terríveis. É claro que ninguém lhe deu a menor atenção, pensando que se tratasse de mais uma de suas comédias.
Como resultado, a ferida infectou e tiveram que lhe fazer um tratamento longo e dolorido. Foi então que compreendeu que suas lágrimas falsas tinham sido prejudiciais, e por que as verdadeiras lágrimas não tinham surtido efeito.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-06-24/o-pequeno-chorao.htm>.
Questões
Questão 1 – O objetivo do texto é:
( ) fazer rir.
( ) divulgar alguma coisa.
( ) transmitir um ensinamento.
Questão 2 – Observe:
“O pequeno puma deixava seus pais e professores irritados, pois pedia tudo chorando.”
O trecho destacado exprime:
( ) um motivo.
( ) uma condição.
( ) uma consequência.
Questão 3 – Em “— Não sei como se faz isso!”, o travessão marca:
( ) o começo da fala do pequeno puma.
( ) uma pausa na fala do pequeno puma.
( ) a continuidade da fala do pequeno puma.
Questão 4 – Na parte “Na verdade, ninguém mais o levava a sério […]”, o termo grifado:
( ) retoma o pequeno puma.
( ) apresenta o pequeno puma.
( ) caracteriza o pequeno puma.
Questão 5 – De acordo com a história, o pequeno puma “efetivamente não era”:
( ) sério.
( ) chorão.
( ) palerma.
Questão 6 – Releia:
“Um dia, cravou um prego numa pata e começou a chorar, desta vez com razão, porque sentia dores terríveis.”
Nesse fragmento, o narrador revela:
( ) o início da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 7 – No segmento “Como resultado, a ferida infectou e tiveram que lhe fazer um tratamento longo e dolorido.”, a expressão sublinhada indica:
( ) um desejo.
( ) uma promessa.
( ) uma necessidade.
Questão 8 – Em “Foi então que compreendeu que suas lágrimas falsas tinham sido prejudiciais, e por que as verdadeiras lágrimas não tinham surtido efeito.”, o vocábulo grifado exprime:
( ) fatos que se somam.
( ) fatos que se alternam.
( ) fatos que se contrastam.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.