Interpretação de texto: O pato vaidoso – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pato vaidoso. Comportava-se como se fosse um marquês e não dava confiança a ninguém. Vamos conhecer a história desse patinho? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

O pato vaidoso

    O patinho tinha se tornado um tolo vaidoso, que se julgava superior aos outros. Comportava-se como se fosse um marquês e não dava confiança a ninguém. Além disso, andava sempre muito bem vestido e impecavelmente limpo.

    — Venha brincar conosco no lago, patinho! — disse-lhe o gansinho, muito animado.

    — O lago! Quem você pensa que eu sou? Eu sou um pato com classe, não se esqueça! — respondeu o pedante patinho.

    Os seus amigos, fartos de tanta vaidade, decidiram dar-lhe uma boa lição. O patinho fanfarrão iria ver o que era bom! Aproveitando o fato de irem todos juntos até a margem de um riacho que passava perto da aldeia, um deles desatou a correr em direção aos outros, gritando:

    — Socorro! Fogo, fogo no bosqueeeee!

    Sem pensar duas vezes, o patinho atirou-se na água de cabeça. Quase quebrou o bico, na queda. Ele, que estava vestido a rigor… imagine como ficou! Coberto de lodo e todo salpicado, parecia um farrapo sujo.

    Os seus amigos riram de seu aspecto. Quanto sofreu o orgulho do patinho! Ele aprendeu bem a lição e, a partir desse momento, voltou a ser o patinho simpático e simples que todos tinham conhecido e amado.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.

Questões

Questão 1 – O texto acima tem a intenção de:

(     ) divulgar algo.

(     ) debater um assunto.

(     ) transmitir um ensinamento.

 

Questão 2 – Releia:

“Comportava-se como se fosse um marquês e não dava confiança a ninguém.”

Nessa passagem, o narrador refere-se:

 

Questão 3 – Observe:

“Além disso, andava sempre muito bem vestido e impecavelmente limpo.”

 O vocábulo sublinhado indica:

(     ) adição.

(     ) contraste.

(     ) conclusão.

 

Questão 4 – Em “— Venha brincar conosco no lago, patinho!”, o gansinho:

(     ) faz um alerta ao patinho.

(     ) faz um pedido ao patinho.

(     ) faz um convite ao patinho.

 

Questão 5 – De acordo com a história, os amigos do patinho “decidiram dar-lhe uma boa lição”. Por que eles tomaram essa decisão?

 

Questão 6 – Na frase “O patinho fanfarrão iria ver o que era bom!”, o termo grifado equivale a:

(     ) “isso”.

(     ) “aquilo”.

(     ) “aquele”.

 

Questão 7 – Identifique o fragmento em que o narrador faz uma descrição:

(     ) “Sem pensar duas vezes, o patinho atirou-se na água de cabeça.”

(     ) “Quase quebrou o bico, na queda.”

(     ) “Coberto de lodo e todo salpicado, parecia um farrapo sujo.”

 

Questão 8 – Sublinhe a seguir a palavra que retoma “o patinho”:

“Ele, que estava vestido a rigor…”

 

Questão 9 – No trecho “Ele aprendeu bem a lição e, a partir desse momento, voltou a ser o patinho simpático […]”, a parte destacada exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: