Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pato vaidoso. Comportava-se como se fosse um marquês e não dava confiança a ninguém. Vamos conhecer a história desse patinho? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O pato vaidoso – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O pato vaidoso – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O pato vaidoso – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O pato vaidoso
O patinho tinha se tornado um tolo vaidoso, que se julgava superior aos outros. Comportava-se como se fosse um marquês e não dava confiança a ninguém. Além disso, andava sempre muito bem vestido e impecavelmente limpo.
— Venha brincar conosco no lago, patinho! — disse-lhe o gansinho, muito animado.
— O lago! Quem você pensa que eu sou? Eu sou um pato com classe, não se esqueça! — respondeu o pedante patinho.
Os seus amigos, fartos de tanta vaidade, decidiram dar-lhe uma boa lição. O patinho fanfarrão iria ver o que era bom! Aproveitando o fato de irem todos juntos até a margem de um riacho que passava perto da aldeia, um deles desatou a correr em direção aos outros, gritando:
— Socorro! Fogo, fogo no bosqueeeee!
Sem pensar duas vezes, o patinho atirou-se na água de cabeça. Quase quebrou o bico, na queda. Ele, que estava vestido a rigor… imagine como ficou! Coberto de lodo e todo salpicado, parecia um farrapo sujo.
Os seus amigos riram de seu aspecto. Quanto sofreu o orgulho do patinho! Ele aprendeu bem a lição e, a partir desse momento, voltou a ser o patinho simpático e simples que todos tinham conhecido e amado.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/>.
Questões
Questão 1 – O texto acima tem a intenção de:
( ) divulgar algo.
( ) debater um assunto.
( ) transmitir um ensinamento.
Questão 2 – Releia:
“Comportava-se como se fosse um marquês e não dava confiança a ninguém.”
Nessa passagem, o narrador refere-se:
Questão 3 – Observe:
“Além disso, andava sempre muito bem vestido e impecavelmente limpo.”
O vocábulo sublinhado indica:
( ) adição.
( ) contraste.
( ) conclusão.
Questão 4 – Em “— Venha brincar conosco no lago, patinho!”, o gansinho:
( ) faz um alerta ao patinho.
( ) faz um pedido ao patinho.
( ) faz um convite ao patinho.
Questão 5 – De acordo com a história, os amigos do patinho “decidiram dar-lhe uma boa lição”. Por que eles tomaram essa decisão?
Questão 6 – Na frase “O patinho fanfarrão iria ver o que era bom!”, o termo grifado equivale a:
( ) “isso”.
( ) “aquilo”.
( ) “aquele”.
Questão 7 – Identifique o fragmento em que o narrador faz uma descrição:
( ) “Sem pensar duas vezes, o patinho atirou-se na água de cabeça.”
( ) “Quase quebrou o bico, na queda.”
( ) “Coberto de lodo e todo salpicado, parecia um farrapo sujo.”
Questão 8 – Sublinhe a seguir a palavra que retoma “o patinho”:
“Ele, que estava vestido a rigor…”
Questão 9 – No trecho “Ele aprendeu bem a lição e, a partir desse momento, voltou a ser o patinho simpático […]”, a parte destacada exprime:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.