Interpretação de texto: O pato poliglota – 4º ou 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do quarto ou quinto ano do ensino fundamental, com o texto “O pato poliglota”.

    Esta atividade de português está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

 

    Baixe esta atividade em:

 

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

O pato poliglota

    A menina ficou muito contente quando ganhou um cachorro de presente, ela não suspeitava que fosse dar confusão. Acontece que já tinha um gato em casa, e os dois bichos juntos brigaram feito cão e gato. A menina não demorou a descobrir que o desentendimento entre os dois se dava ao fato de falarem línguas diferentes.

    Procurou um meio de modificar a situação. Quem procura, acha! Descobriu a escola do pato poliglota, onde se ensinavam muitas línguas. O pato poliglota era capaz de falar com os perus em glu-glu com rara perfeição, falava piu-piu tão bem com os pintinhos que dona galinha quis tomar umas lições e assim se entender melhor com os filhos, o pato poliglota falava corretamente o quá-quá sua língua original, o rom-rom, o miau, o au-au, o glu-glu, o piu-piu.

    Além de se fazer entender em outras tantas línguas, conversava com os sapos em noites de serenata, como se fosse um deles, muitos estudiosos, haviam feito um curso na mesma escola da serra tico-tico, para poder papear com as cigarras.

    A menina matriculou cachorro e gato na escola do pato poliglota. O resultado foi assombroso em pouco tempo o gato falava o au-au com sotaque, o cachorro falava o miau um pouco rouco. Eles passaram a ter longos papos a ponto de haver uma pontinha de ciúmes na menina, ela então se matriculou também na escola do pato poliglota, onde a prenderam as línguas dos seus dois amigos.

    Hoje que engraçado! Cada qual pode falar sua própria língua sem problemas, pois os outros vão entender perfeitamente.

 

Questões

1) Qual é o titulo do texto?

R:

 

2) O que deixou a menina contente?

R:

 

3) Qual problema foi causado pela chegada do cachorro?

R:

 

4) Qual era o motivo da confusão?

R:

 

5) Como a menina resolveu a situação?

R:

 

6) Qual foi o resultados das aulas para os amigos da menina?

R:

 

7) O que a menina achou do resultado das aulas?

R:

 

8) Se você pudesse se matricular nesta escola, que língua gostaria de aprender? Justifique sua resposta.

R:

 

9) Quais línguas o pato poliglota consegue falar?

R:

 

10) Faça uma ilustração da história.

 

 

Por ACESSABER

acessaber:
Veja também: