Interpretação de texto: O pardalzinho – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o pardalzinho. Um bando de passarinhos andava de cá para lá, sem saber o que fazer. Até que um pequeno pardal propôs que brincassem de esconde-esconde. Durante a brincadeira, aconteceu algo inesperado! O que será, hein? Vamos descobrir? Então, leia a história com muita atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

Leia:

O pardalzinho

    Um bando de passarinhos andava de cá para lá, sem saber o que fazer. Até que um pequeno pardal propôs que brincassem de esconde-esconde. Os outros logo aceitaram, encantados.

    Coube a um canário fechar os olhos. Enquanto ele contava, de olhos fechados e encostado a uma árvore, os seus amigos correram para esconder-se. O pardalzinho conhecia um lugar estupendo, onde ele tinha a certeza de que ninguém o encontraria. Foi lá que se escondeu. Estava tão isolado que não conseguia ouvir as vozes de seus companheiros. Eles estavam chamando porque se aproximava uma perigosa tempestade.

    Quando o pardalzinho, admirado com a demora de seus amigos, resolveu sair de seu esconderijo, viu que havia começado um furioso vendaval. A chuva era forte e não havia como sair dali. Assustado e com fome, o pardal teve de passar a noite em seu esconderijo preferido.

    — Não devo ter medo da Natureza! — dizia para si mesmo, tentando convencer-se. — A chuva também tem o direito de cair. E tão bom é um dia de sol como um de chuva. Preciso ser forte e saber esperar aqui sozinho durante o tempo que for preciso. Mesmo que sinta fome, tenho de me aguentar e resistir como um valente.

    Ao amanhecer, a chuva deixou de cair. Logo surgiu o sol sobre o horizonte e a vida do campo saiu de seu letargo. O pequeno pardal tinha se tornado forte e seguro de si, graças à prova pela qual havia passado durante a noite anterior.

Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-08-22/o-pardalzinho.htm>.
(Com corte e adaptações).

 

Questões

Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história:

(     ) “Um bando de passarinhos andava de cá para lá, sem saber o que fazer.”

(     ) “[…] um pequeno pardal propôs que brincassem de esconde-esconde.”

(     ) “O pardalzinho conhecia um lugar estupendo, onde […] ninguém o encontraria.”

 

Questão 2 – No segmento “Enquanto ele contava, de olhos fechados e encostado a uma árvore, os seus amigos correram para esconder-se.”, o termo “ele” refere-se:

 

 

Questão 3 – No trecho “Estava tão isolado que não conseguia ouvir as vozes de seus companheiros.”, o vocábulo sublinhado introduz um fato que:

(     ) é a causa de outro.

(     ) é a finalidade de outro.

(     ) é a consequência de outro.

 

Questão 4 – Na frase “Eles estavam chamando porque se aproximava uma perigosa tempestade.”, o termo destacado poderia ser substituído por:

(     ) “mas”.

(     ) “pois”.

(     ) “portanto”.

 

Questão 5 – Na passagem “Assustado e com fome, o pardal teve de passar a noite em seu esconderijo preferido.”, a expressão grifada indica:

(     ) um desejo.

(     ) uma promessa.

(     ) uma necessidade.

 

Questão 6 – Em “— Não devo ter medo da Natureza!”, o travessão assinala:

(     ) o começo da fala do pardalzinho.

(     ) a continuidade da fala do pardalzinho.

(     ) uma pequena pausa na fala do pardalzinho.

 

Questão 7 – Na parte “[…] resistir como um valente.”, a palavra “como” foi usada:

(     ) em uma conclusão feita pelo pardalzinho.

(     ) em uma comparação feita pelo pardalzinho.

(     ) em um exemplificação feita pelo pardalzinho.

 

Questão 8 – Segundo o narrador, o pardalzinho “tinha se tornado forte e seguro de si”, porque:

(     ) “a chuva deixou de cair”.

(     ) “a vida do campo saiu de seu letargo”.

(     ) “havia passado por uma prova durante a noite anterior”.

 

Questão 9 – A história sobre o pardalzinho tem o objetivo de:

(     ) fazer rir.

(     ) divulgar algo. 

(     ) transmitir um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: