Interpretação de texto: O papel das gorduras – 5º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre os lipídios. Eles representam os nutrientes de que precisamos para compor as membranas das células do nosso corpo e os estoques de energia das células. Vamos entender melhor esse assunto? Então, leia o texto com atenção! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O papel das gorduras

    Os lipídios são conhecidos como gorduras e representam os nutrientes de que precisamos para compor as membranas das células do nosso corpo e os estoques de energia das células. Comendo castanhas, amêndoas e azeite, por exemplo, fornecemos ao nosso organismo algo que ele não produz: os ácidos graxos essenciais.

    Essas substâncias de nome esquisito são especialmente importantes na renovação da nossa pele e no fortalecimento do nosso sistema de defesa.

    Quando ingerimos lipídios, eles dão origem a substâncias que atuam sinalizando inflamações, ou melhor, avisando ao organismo que determinada região do nosso corpo sofreu uma lesão e precisa ser reparada. Ingerir quantidades insuficientes de lipídios pode fazer com que a pessoa tenha problemas de cicatrização, por exemplo.

    Além disso, os lipídios são uma importante fonte de energia durante atividades físicas de longa duração e baixa intensidade, como passear com o cachorro. Mas, cuidado: em excesso, os lipídios são estocados no organismo e podem provocar problemas de saúde, como o aumento do colesterol no sangue.

Antonio Herbert Lancha Jr. e Luciana Oquendo Pereira Lancha.
 Revista “Ciência Hoje das Crianças”. Edição 250.
Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>. (Com cortes).

 

Questões

Questão 1 – Observe esta passagem do texto:

“[…] os nutrientes de que precisamos para compor as membranas das células do nosso corpo e os estoques de energia das células.”

A que nutrientes os autores se referem?

 

Questão 2 – Na passagem acima, os autores apresentam as funções dos referidos nutrientes para o nosso corpo. Transcreva-as:

 

Questão 3 – Na parte “Essas substâncias de nome esquisito são especialmente importantes na renovação da nossa pele e no fortalecimento do nosso sistema de defesa.”, o fato destacado:

(     ) explica o outro.

(     ) soma-se ao outro.

(     ) contrasta-se com o outro.

 

Questão 4 – Os autores do texto citam alguns alimentos, cujo consumo fornece ao nosso organismo os ácidos graxos essenciais. Quais alimentos foram citados?

 

Questão 5 – No trecho “[…] eles dão origem a substâncias que atuam sinalizando inflamações, ou melhor, avisando ao organismo […]”, a expressão grifada indica:

(     ) uma correção.

(     ) uma conclusão.

(     ) uma justificativa.

 

Questão 6 – Em “[…] os lipídios são uma importante fonte de energia durante atividades físicas de longa duração e baixa intensidade, como passear com o cachorro.”, o termo “como” introduz:

(     ) uma causa.

(     ) um exemplo.

(     ) uma comparação.

 

Questão 7 – Releia:

 “Mas, cuidado: em excesso, os lipídios são estocados no organismo e podem provocar problemas de saúde, como o aumento do colesterol no sangue.”

 Nesse segmento, os autores:

(     ) fazem um alerta.

(     ) dão uma sugestão.

(     ) exprimem um desejo.

 

Questão 8 – O texto sobre os lipídios foi escrito com uma linguagem:

(     ) poética.

(     ) didática.

(     ) científica.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: