Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do quarto ano do ensino fundamental, com questões elaboradas sobre o texto: O ovo diferente.
Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O ovo diferente – 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O ovo diferente – 4º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O ovo diferente – 4º ano – Com resposta
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O ovo diferente
O domingo amanheceu lindo. Um ovo estava escondido na grama do quintal. Era grande, muito colorido: vermelho, amarelo, verde e azul. A Galinha Branca gritou para todo mundo ouvir:
– É meu. Eu que vou chocar essa beleza.
Mas a Pata Cinzenta reclamou:
– Nada disso. Está na cara que é um ovo de pata.
Não parecia nada, mas ela não era boba. Tinha ouvido a história de um patinho que acabou virando cisne. Aquele ovo devia ser de cisne. Era iria criar um cisnezinho e podia virar heroína de uma história! Mas a mulher do pavão assim que viu o ovo foi dizendo:
– Um ovo lindo assim só pode ser meu.
A arara super colorida já estava chegando e brigando:
– Vocês são cegas? Esse ovo é meu e muito meu. Quem não acreditar, que olhe para as minhas cores.
– Não, não e não! – protestou a Perua que vinha peruando com seus sete peruzinhos.
Aquele bate-bico era capaz de durar o dia inteiro! Dona Coruja, a sabedoria em forma de ave, também estava indecisa:
– Pelo tamanho, pode ser de avestruz, mas pelas cores não deve ser…
Por isso ela não conseguia acabar com a briga. Mas o ovo tinha dono, sim. Aninha saiu de casa correndo e foi procurar o que sua mãe costumava esconder na grama do jardim ou quintal. Ela encontrou, partiu e comeu o ovo coloria que não era de pata, nem de galinha, nem de arar, nem de perua, nem de pavoa. As aves ficaram desapontadas. E só se consolaram quando a Coruja explicou que elas nunca poderiam chocar um ovo de… chocolate!
Tereza Noronha
Edições Loyola. In Folhinha de S. Paulo
Adaptado pela autora
Questões
1) Qual o título do texto?
R.
2) Como era o ovo que estava escondido na grama do quintal?
R.
3) Escolha a palavra que melhor substitui a que está sublinhada e reescreva as frases.
a) O ovo estava escondido. (oculto – aparente – recôndito)
R.
b) Não – protestou a perua. (contestou – afirmou – assegurou)
R.
c) Dona Coruja estava indecisa. (hesitante – decidida – interessada)
R.
d) Elas ficaram desapontadas. (burladas – logradas – desiludidas)
R.
4) O que aconteceu quando as aves encontraram o ovo?
R.
5) Qual brincadeira que a mãe da Aninha costumava fazer na Páscoa?
R.
Por Camila Farias.