Atividade de interpretação, dirigida aos alunos do sexto ano, do texto O misterioso Boitatá. Segundo a história, os animais correram para o alto da montanha, visando à proteção contra o dilúvio. Porém, um fato inesperado aconteceu quando lá se encontravam… O que será que aconteceu, hein? E quem é o Boitatá? Ficou curioso (a)? Então, fica o convite para que você leia o texto e, na sequência, responda às questões interpretativas sobre ele!
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ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
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Leia:
O misterioso Boitatá
Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova. Para que conseguisse ver alguma coisa, precisava abrir muito os olhos. Dessa forma, suas pupilas ficaram dilatadas, enormes.
Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio. E todos os lugares começaram a alagar, pois a água chegou violentamente e foi engolindo tudo por onde passava. Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram.
A cobra grande, também chamada de boiguaçu, que dormia tranquila em sua cova, foi obrigada a deixar sua moradia e também subiu a montanha. Quando chegou lá em cima e encontrou os outros animais, foi devorando-os um a um, porém só comia os olhos dos bichos.
Começou a acontecer uma coisa fantástica: o corpo da cobra foi ficando transparente e luminoso, pois os olhos dos animais comidos continuaram brilhando. Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos, parecia que soltava fogo pelos olhos, eram como duas grandes fornalhas. Foi quando o boiguaçu se transformou em boitatá!
Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza; foi obrigado a vigiar eternamente os campos, assustando os viajantes descuidados. Sua missão é proteger todos os campos e relvados contra a destruição e incêndios.
“Aprendendo a ler e escrever textos, Língua Portuguesa” – Editora Ediouro. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – O texto acima é:
a) uma crônica
b) uma lenda
c) uma fábula
d) um conto
Questão 2 – Identifique o fato que motivou a história:
a) “Havia uma cobra imensa que dormia sossegada em sua cova.”
b) “Certo dia, começou a chover, choveu muito, mais parecia um dilúvio.”
c) “E todos os lugares começaram a alagar […]”
d) “Os animais, desesperados, correram todos para o alto de uma montanha, onde se reuniram.
Questão 3 – Segundo o narrador do texto, os animais correram para o alto da montanha, visando à proteção contra o dilúvio. Porém, um fato inesperado aconteceu quando lá se encontravam. Aponte-o:
R.
Questão 4 – A história termina quando:
a) “[…] o corpo da cobra foi ficando transparente e luminoso […]”
b) “Os olhos da cobra ficaram muito maiores, imensos […]”
c) “[…] o boiguaçu se transformou em boitatá!”
d) “Boitatá recebeu um castigo pela sua malvadeza […]”
Questão 5 – “Sua missão é proteger todos os campos e relvados contra a destruição e incêndios”. De quem é essa missão?
a) dos bichos
b) do boiguaçu
c) do Boitatá
d) dos viajantes
Questão 6 – Na frase “[…] pois a água chegou violentamente […]”, o termo destacado indica:
a) o meio com que a água chegou.
b) o tempo com que a água chegou.
c) a intensidade com que a água chegou.
d) o modo com que a água chegou.
Questão 7 – No trecho “[…] eram como duas grandes fornalhas.”, a palavra “como” introduz:
a) uma comparação
b) uma causa
c) uma conclusão
d) um exemplo
Questão 8 – Pode-se concluir que o texto acima explica o surgimento:
a) de uma cobra imensa.
b) do boiguaçu.
c) dos olhos da cobra.
d) do Boitatá.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.