Interpretação de texto: O menino que vendia palavras – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre a peça de teatro O Menino que Vendia Palavras. Essa peça é baseada no livro de Ignácio de Loyola Brandão! O espetáculo conta a história de um menino, chamado Pablo, que decide vender palavras. Isso porque o seu pai, muito culto, conhece os significados de uma infinidade de palavras! Quer saber mais a respeito desse espetáculo? Então, leia o texto e não deixe de responder às variadas questões interpretativas propostas!

    Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Baixe este exercício de português em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME: 

Leia:

O Menino que Vendia Palavras

    “Quanto mais a gente lê, mais palavras a gente conhece. E a vida fica mais fácil”. Você já parou para pensar nisso? No quanto é importante conhecer novas palavras e se comunicar cada vez melhor com o mundo?

    A frase foi tirada da peça O Menino que Vendia Palavras, baseada no livro de Ignácio de Loyola Brandão, que dá nome ao espetáculo. A história é sobre Pablo, filho de um homem muito culto, interpretado pelo ator Eduardo Moscovis. Um dia Pablo convida todos os amigos a irem até a sua casa para perguntar o significado de algumas palavras para o seu pai. Utopia, lunático, degringolado, cornucópia… cada um queria saber uma coisa. E é assim que o menino percebe que poderia vender palavras para os amigos.

    Até que um dia, Pablo descobre uma palavra que nem ele nem seu pai conheciam. Vale muito a pena assistir ao espetáculo. Você aprende novas palavras e sai de lá querendo ler mais do que nunca.

    A direção é de Cristina Moura e a dramaturgia é de Pedro Bricio. A temporada vai até 20 de novembro no Teatro Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 6º andar), aos sábados e domingos, às 16 horas. Os ingressos custam R$ 50 e R$ 25 (meia entrada). Quem levar um livro infantil para doação, ganha desconto de 50% no preço do ingresso.

Natália Mazzoni. Disponível em: <https://www.estadao.com.br/blogs/estadinho>. Publicado em: 19 de outubro de 2011.

 

Questões

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto:

(     ) divulgar o Teatro Shopping Frei Caneca.

(     ) divulgar o livro “O Menino que Vendia Palavras”.

(     ) divulgar a peça de teatro “O Menino que Vendia Palavras”.

 

Questão 2 – Em “O Menino que Vendia Palavras […]”, o termo sublinhado foi empregado para se referir a um fato:

(     ) esperado na vida do menino.

(     ) duvidoso na vida do menino.

(     ) constante na vida do menino.

 

Questão 3 – Aponte o trecho em que a autora revela o clímax do espetáculo “O Menino que Vendia Palavras”:

(     ) “[…] Pablo convida todos os amigos a irem até a sua casa para perguntar o significado […]”

(     ) “E é assim que o menino percebe que poderia vender palavras para os amigos.”

(     ) “Pablo descobre uma palavra que nem ele nem seu pai conheciam.”

 

Questão 4 – Na passagem “A história é sobre Pablo, filho de um homem muito culto, interpretado pelo ator Eduardo Moscovis.”, o termo “muito” intensifica o sentido:

(     ) de uma característica do personagem Pablo.

(     ) de uma característica do pai do personagem Pablo.

(     ) de uma característica do ator Eduardo Moscovis.

 

Questão 5 – Releia esta parte do texto:

“Vale muito a pena assistir ao espetáculo. Você aprende novas palavras e sai de lá querendo ler mais do que nunca.”

 

Nessa parte do texto, a autora:

(     ) exprime um desejo.

(     ) faz uma recomendação.

(     ) estabelece uma comparação.

 

Assinale a alternativa em que a expressão grifada uniu os períodos, mantendo a ideia do texto:

(     ) “Vale muito a pena assistir ao espetáculo, pois aprende novas palavras […]”

(     ) “Vale muito a pena assistir ao espetáculo, mas você aprende novas palavras […]”

(     ) “Vale muito a pena assistir ao espetáculo, por isso você aprende novas palavras […]”

 

Questão 6 – No início do texto, as aspas destacam:

(     ) um trecho retirado da peça “O Menino que Vendia Palavras”.

(     ) o objetivo da peça de teatro “O Menino que Vendia Palavras”.

(     ) uma opinião da autora do texto sobre a peça “O Menino que Vendia Palavras”.

 

Questão 7 – Grife as expressões que indicam o lugar onde acontecerá a temporada da peça “O Menino que Vendia Palavras”:

“A temporada vai até 20 de novembro no Teatro Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569, 6º andar), aos sábados e domingos, às 16 horas.”

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: