Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o melhor amigo do homem. “O cão (canis lupus familiaris) é um mamífero pertencente à família dos canídeos, da qual também fazem parte lobos, raposas e chacais, entre outros. É provavelmente o animal domesticado há mais tempo pelo homem”. Vamos saber mais a respeito da origem desse amável animal? Para tal, leia com atenção o texto O melhor amigo do homem! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas.
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe este exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O melhor amigo do homem – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O melhor amigo do homem – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O melhor amigo do homem – 6º ano – Com respostas
- Imagens: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O melhor amigo do homem
Você já deve ter ouvido que o cachorro é o melhor amigo do homem. Esses inteligentes e afetuosos animais vêm acompanhando a humanidade há milhares de anos, e sua própria existência parece estar intimamente ligada ao ser humano.
O cão (canis lupus familiaris) é um mamífero pertencente à família dos canídeos, da qual também fazem parte lobos, raposas e chacais, entre outros. É provavelmente o animal domesticado há mais tempo pelo homem.
Cientistas, baseados em estudos e datação de fósseis, acreditam que o cão seja um descendente direto do lobo cinzento. Mas há outras teorias defendendo que ele resulte do cruzamento entre lobos e alguma espécie de chacal.
Entretanto, estudos de DNA sugerem que todos os cães do mundo descendem de alguns lobos cinzentos (Canis lupus) domesticados há pelo menos 15 mil anos, na Ásia ou no Oriente Médio. Esses animais teriam sido selecionados artificialmente através de gerações, até formarem uma nova subespécie – Canis lupus familiaris. Assim, o lobo – um predador agressivo – teria dado lugar a animais dóceis e obedientes – os cães.
Com o tempo, os cachorros passaram a desempenhar várias funções úteis para o ser humano: ajudar na caça de animais, avisar sobre a presença de predadores, proteger e pastorear rebanhos. Em troca, o homem dava alimento e companhia ao seu melhor amigo.
A partir do Oriente, os cães foram se espalhando pelo mundo. Quando o ser humano migrou para as Américas, levou seu companheiro canino junto. Isso explica porque todas as raças de cachorros fazem parte da mesma espécie, apesar de terem formas, aparências e tamanhos tão diferentes.
Bruno Delecave. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Em “Esses inteligentes e afetuosos animais […]”, a que animais o texto se refere?
R:
Questão 2 – Aponte o assunto do texto:
( ) a raça dos cães.
( ) a origem dos cães.
( ) a domesticação dos cães.
Questão 3 – Identifique o animal que, segundo o texto, é domesticado há mais tempo:
( ) o cão.
( ) o lobo.
( ) a raposa.
Questão 4 – A teoria de que “[…] todos os cães do mundo descendem de alguns lobos cinzentos (Canis lupus) domesticados há pelo menos 15 mil anos, na Ásia […]”, foi sugerida por:
( ) estudos de fósseis.
( ) datação de fósseis.
( ) estudos de DNA.
Questão 5 – Na parte “Esses animais teriam sido selecionados artificialmente através de gerações […]”, o termo destacado exprime uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – Grife os adjetivos que o autor do texto empregou para caracterizar os cães:
“Assim, o lobo – um predador agressivo – teria dado lugar a animais dóceis e obedientes – os cães.”
Questão 7 – Releia o fragmento abaixo, observando os verbos que exprimem as funções desempenhadas pelos cachorros para o homem:
“[…] ajudar na caça de animais, avisar sobre a presença de predadores, proteger e pastorear rebanhos.”
Os verbos no fragmento acima estão:
( ) no infinitivo.
( ) no gerúndio.
( ) no particípio.
Questão 8 – De acordo com o texto, “todas as raças de cachorros fazem parte da mesma espécie, apesar de terem formas, aparências e tamanhos tão diferentes”. Por quê?
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.