Início Série6º ano Interpretação de texto: O maior desastre dos sete mares – 6º ano

Interpretação de texto: O maior desastre dos sete mares – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o “maior desastre dos sete mares”. A que desastre o autor do texto está se referindo, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                                                                                                             DATA:

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NOME:

Leia:

O maior desastre dos sete mares

    Você já tentou misturar água e óleo (ou azeite)? Eles não se misturam… Tudo o que não se mistura com água é chamado insolúvel. Mas se misturarmos água com leite (ou suco), tudo vai se misturar, formando um único líquido. Por isso, dizemos que o leite é solúvel. 

    O petróleo – assim como o óleo – é insolúvel. Mas, diferentemente do óleo utilizado para cozinhar, o petróleo serve para muitas coisas. A principal delas é produzir combustível para carros e outros automóveis. Até mesmo os foguetes utilizam petróleo para voar até a lua. Por isso, ele é tão importante. 

    Mas por ser insolúvel o petróleo também pode ser muito perigoso. Como não se mistura com a água, se for jogado ao mar pode fazer uma sujeira enorme. Os bichos que vivem no mar sofrem muito com isso, os peixes não conseguem respirar e acabam morrendo. Os pássaros ficam com as penas cheias de petróleo e podem se afogar. A situação também fica ruim para as pessoas que vivem na praia. Os pescadores, por exemplo, encontram mais dificuldades para pescar e podem ficar sem ter o que comer.

Bruno Delecave. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).

 

Questões

Questão 1 – Releia este período do texto:

“Tudo o que não se mistura com água é chamado insolúvel.”

Nesse período, o autor do texto:

(     ) define o termo “insolúvel”.

(     ) expõe uma opinião sobre o termo “solúvel”.

(     ) levanta uma hipótese sobre o termo “solúvel”.

 

Questão 2 – O texto cita como insolúveis:

(     ) a água e o óleo.

(     ) a água e o leite.

(     ) o petróleo e o óleo.

 

Questão 3 – Em “Por isso, dizemos que o leite é solúvel.”, o verbo “dizemos” exprime uma ação:

(     ) de um sujeito oculto.

(     ) de um sujeito composto.

(     ) de um sujeito indeterminado.

 

Questão 4 – Na frase “Mas, diferentemente do óleo utilizado para cozinhar […]”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:

(     ) “Assim”.

(     ) “Porém”.

(     ) “Portanto”.

 

Questão 5 – No trecho “Por isso, ele é tão importante.”, o pronome “ele” refere-se:

(     ) ao petróleo.

(     ) ao óleo.

(     ) ao combustível.

 

Questão 6 – Na parte “Como não se mistura com a água […]”, “Como” exprime:

(     ) uma causa.

(     ) uma condição.

(     ) uma comparação.

 

Questão 7 – No segmento “[…] se for jogado ao mar pode fazer uma sujeira enorme […]”, a palavra “se” foi empregada para indicar:

(     ) uma dúvida.

(     ) uma suposição.

(     ) uma conclusão.

 

Questão 8 – Segundo o texto, os pássaros podem se afogar, em caso de derramamento de petróleo no mar, porque:

(     ) “vivem no mar”.

(     ) “não conseguem respirar”.

(     ) “ficam com as penas cheias de petróleo”.

 

Questão 9 – O texto lido tem fins:

(     ) didáticos.

(     ) científicos.

(     ) jornalísticos.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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