Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o “maior desastre dos sete mares”. A que desastre o autor do texto está se referindo, hein? Vamos descobrir? Então, leia com atenção o texto e, depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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Leia:
O maior desastre dos sete mares
Você já tentou misturar água e óleo (ou azeite)? Eles não se misturam… Tudo o que não se mistura com água é chamado insolúvel. Mas se misturarmos água com leite (ou suco), tudo vai se misturar, formando um único líquido. Por isso, dizemos que o leite é solúvel.
O petróleo – assim como o óleo – é insolúvel. Mas, diferentemente do óleo utilizado para cozinhar, o petróleo serve para muitas coisas. A principal delas é produzir combustível para carros e outros automóveis. Até mesmo os foguetes utilizam petróleo para voar até a lua. Por isso, ele é tão importante.
Mas por ser insolúvel o petróleo também pode ser muito perigoso. Como não se mistura com a água, se for jogado ao mar pode fazer uma sujeira enorme. Os bichos que vivem no mar sofrem muito com isso, os peixes não conseguem respirar e acabam morrendo. Os pássaros ficam com as penas cheias de petróleo e podem se afogar. A situação também fica ruim para as pessoas que vivem na praia. Os pescadores, por exemplo, encontram mais dificuldades para pescar e podem ficar sem ter o que comer.
Bruno Delecave. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br>. (Fragmento).
Questões
Questão 1 – Releia este período do texto:
“Tudo o que não se mistura com água é chamado insolúvel.”
Nesse período, o autor do texto:
( ) define o termo “insolúvel”.
( ) expõe uma opinião sobre o termo “solúvel”.
( ) levanta uma hipótese sobre o termo “solúvel”.
Questão 2 – O texto cita como insolúveis:
( ) a água e o óleo.
( ) a água e o leite.
( ) o petróleo e o óleo.
Questão 3 – Em “Por isso, dizemos que o leite é solúvel.”, o verbo “dizemos” exprime uma ação:
( ) de um sujeito oculto.
( ) de um sujeito composto.
( ) de um sujeito indeterminado.
Questão 4 – Na frase “Mas, diferentemente do óleo utilizado para cozinhar […]”, o vocábulo sublinhado poderia ser substituído por:
( ) “Assim”.
( ) “Porém”.
( ) “Portanto”.
Questão 5 – No trecho “Por isso, ele é tão importante.”, o pronome “ele” refere-se:
( ) ao petróleo.
( ) ao óleo.
( ) ao combustível.
Questão 6 – Na parte “Como não se mistura com a água […]”, “Como” exprime:
( ) uma causa.
( ) uma condição.
( ) uma comparação.
Questão 7 – No segmento “[…] se for jogado ao mar pode fazer uma sujeira enorme […]”, a palavra “se” foi empregada para indicar:
( ) uma dúvida.
( ) uma suposição.
( ) uma conclusão.
Questão 8 – Segundo o texto, os pássaros podem se afogar, em caso de derramamento de petróleo no mar, porque:
( ) “vivem no mar”.
( ) “não conseguem respirar”.
( ) “ficam com as penas cheias de petróleo”.
Questão 9 – O texto lido tem fins:
( ) didáticos.
( ) científicos.
( ) jornalísticos.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.