Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o lobo e o burro. Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele fazia. O que será que aconteceu a partir daí, hein? O lobo atacou o burro? Vamos descobrir o desenrolar dessa história? Para tal, leia-a com muita atenção! Depois, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O lobo e o burro – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O lobo e o burro – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O lobo e o burro – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O lobo e o burro
Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para salvar a pele. Fingiu que mancava com a maior dificuldade. Quando o lobo apareceu, o burro todo choroso contou que tinha pisado num espinho pontudo.
— Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! — implorou. — Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.
O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço. Por isso, quando o burro levantou a pata, ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado. Nesse momento, o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo. Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.
Moral: Cuidado com os favores inesperados.
Esopo. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis.htm>
(Com adaptações).
Questões
Questão 1 – O texto é:
( ) um conto.
( ) uma fábula.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – O plano do burro, para se salvar do lobo, começa quando ele:
( ) revela ao lobo que pisou em um espinho.
( ) finge que manca com bastante dificuldade.
( ) alerta o lobo do perigo de engolir um espinho.
Questão 3 – Em “— Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata!”, o travessão:
( ) anuncia a fala do burro.
( ) marca o início da fala do burro.
( ) assinala uma pausa na fala do burro.
Questão 4 – Na parte “— Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.”, a palavra “ele” refere-se:
( ) ao lobo.
( ) ao burro.
( ) ao espinho.
Questão 5 – No segmento “[…] ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado.”, a expressão grifada foi usada para indicar:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 6 – No fragmento “[…] o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo.”, o vocábulo destacado exprime:
( ) a soma de fatos.
( ) a conclusão de um fato.
( ) a justificativa de um fato.
Questão 7 – Releia o desfecho da história:
“Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.”
Podemos concluir que o burro era um animal:
( ) astuto.
( ) ingênuo.
( ) preguiçoso.
Questão 8 – O trecho “Moral: Cuidado com os favores inesperados.” tem o objetivo de:
( ) informar um fato.
( ) dar um ensinamento.
( ) expor uma suposição.
Questão 9 – A história foi escrita em uma linguagem:
( ) culta.
( ) informal.
( ) regional.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.