Início Série5º ano Interpretação de texto: O lobo e o burro – 5º ano

Interpretação de texto: O lobo e o burro – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano, sobre o lobo e o burro. Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele fazia. O que será que aconteceu a partir daí, hein? O lobo atacou o burro? Vamos descobrir o desenrolar dessa história? Para tal, leia-a com muita atenção! Depois, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

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ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O lobo e o burro

    Um burro estava comendo quando viu um lobo escondido espiando tudo o que ele fazia. Percebendo que estava em perigo, o burro imaginou um plano para salvar a pele. Fingiu que mancava com a maior dificuldade. Quando o lobo apareceu, o burro todo choroso contou que tinha pisado num espinho pontudo.

    — Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata! — implorou. — Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.

    O lobo não queria se engasgar na hora de comer seu almoço. Por isso, quando o burro levantou a pata, ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado. Nesse momento, o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo. Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.

    Moral: Cuidado com os favores inesperados.

Esopo. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis.htm>
(Com adaptações).

 

Questões

Questão 1 – O texto é:

(     ) um conto.

(     ) uma fábula.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – O plano do burro, para se salvar do lobo, começa quando ele:

(     ) revela ao lobo que pisou em um espinho.

(     ) finge que manca com bastante dificuldade.

(     ) alerta o lobo do perigo de engolir um espinho.

 

Questão 3 – Em “— Ai, ai, ai! Por favor, tire o espinho de minha pata!”, o travessão:

(     ) anuncia a fala do burro.

(     ) marca o início da fala do burro.

(     ) assinala uma pausa na fala do burro.

 

Questão 4 – Na parte “— Se você não tirar, ele vai espetar sua garganta quando você me engolir.”, a palavra “ele” refere-se:

(     ) ao lobo.

(     ) ao burro.

(     ) ao espinho.

 

Questão 5 – No segmento “[…] ele começou a procurar o espinho com todo o cuidado.”, a expressão grifada foi usada para indicar:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – No fragmento “[…] o burro deu o maior coice de sua vida e acabou com a alegria do lobo.”, o vocábulo destacado exprime:

(     ) a soma de fatos.

(     ) a conclusão de um fato.

(     ) a justificativa de um fato.

 

Questão 7 – Releia o desfecho da história:

“Enquanto o lobo se levantava todo dolorido, o burro galopava satisfeito para longe dali.”

Podemos concluir que o burro era um animal:

(     ) astuto.

(     ) ingênuo.

(     ) preguiçoso.

 

Questão 8 – O trecho “Moral: Cuidado com os favores inesperados.” tem o objetivo de:

(     ) informar um fato.

(     ) dar um ensinamento.

(     ) expor uma suposição.

 

Questão 9 – A história foi escrita em uma linguagem:

(     ) culta.

(     ) informal.

(     ) regional.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

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