Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o leopardo beberrão. Papai leopardo não tinha remédio. Não pensava senão em beber. Mas não pensem que era água, não! Era vinho! Será que ele conseguiu superar esse vício? Vamos saber do desenrolar dessa história? Para tanto, leia-a com muita atenção! Em seguida, responda às variadas questões interpretativas propostas!
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Leia:
O leopardo beberrão
Papai leopardo não tinha remédio. Não pensava senão em beber. Mas não pensem que era água, não! Era vinho!
Os animais noturnos da selva viam-no passar, com ou sem lua, aos tropeções, a caminho de casa, completamente bêbedo. Que triste vício o dele!
— Eu… não estou… b… bê… Bêbedo… não, senho…ra! — dizia o leopardo à sua esposa, quando esta censurava sua conduta ao vê-lo chegar a casa a altas horas da noite.
A família era muito infeliz por causa desse problema. As discussões entre o casal eram contínuas e os filhos envergonhavam-se das atitudes do pai.
À parte esse defeito, o leopardo era muito simpático e sociável; por isso tinha muitos amigos na selva. Todos queriam ajudá-lo para que pudesse livrar-se desse horrível vício.
Conseguiram convencer o leopardo de que sozinho talvez ele não conseguisse mudar de hábitos. Formaram, então, um grupo de amigos, com os quais o leopardo passou a encontrar-se semanalmente para falar de seu problema. Dessa forma, e com a ajuda de toda a família também, o leopardo tomou a firma decisão de deixar a bebida, que tanto mal estava fazendo a ele e a sua própria família.
Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-08-24/o-leopardo-beberrao.htm>.
Questões
Questão 1 – Na passagem “Não pensava senão em beber.”, o narrador refere-se:
Questão 2 – No trecho “Que triste vício o dele!”, o narrador:
( ) expõe uma opinião.
( ) levanta uma hipótese.
( ) apresenta uma justificativa.
Questão 3 – Em “— Eu… não estou… b… bê… Bêbedo… não, senho…ra!”, o travessão:
( ) marca o início da fala do leopardo.
( ) assinala uma pausa na fala do leopardo.
( ) indica a continuidade da fala do leopardo.
Questão 4 – Na parte “[…] dizia o leopardo à sua esposa, quando esta censurava sua conduta ao vê-lo chegar a casa a altas horas da noite.”, o vocábulo grifado refere-se:
( ) à casa do leopardo.
( ) à esposa do leopardo.
( ) à conduta do leopardo.
Questão 5 – Segundo a história, o leopardo “tinha muitos amigos na selva”, porque:
( ) “era muito simpático e sociável”.
( ) “os filhos envergonhavam-se das atitudes do pai”.
( ) “viam-no passar, com ou sem lua, aos tropeções, a caminho de casa”.
Questão 6 – Releia este fragmento do texto:
“Todos queriam ajudá-lo para que pudesse livrar-se desse horrível vício.”
O fato destacado é:
( ) a causa do fato anterior.
( ) a finalidade do fato anterior.
( ) a consequência do fato anterior.
Questão 7 – Na parte “[…] o leopardo passou a encontrar-se semanalmente para falar de seu problema.”, o termo sublinhado indica:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – No segmento “[…] que tanto mal estava fazendo a ele e a sua própria família.”, a palavra “tanto” foi usada para:
( ) intensificar.
( ) caracterizar.
( ) complementar.
Questão 9 – O texto sobre o leopardo beberrão tem o objetivo de:
( ) fazer refletir.
( ) dar uma notícia.
( ) divulgar alguma coisa.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.