Início Série5º ano Interpretação de texto: O legado de Rondon – 5º ano

Interpretação de texto: O legado de Rondon – 5º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o legado de Rondon.  Ele foi responsável por interligar várias localidades no interior do País pelas linhas do telégrafo. Vamos saber mais a respeito desse e outros feitos do Marechal Rondon? Então, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O legado de Rondon

    Rondon foi responsável por interligar várias localidades no interior do País pelas linhas do telégrafo. Ele realizou o levantamento geográfico de 50 mil km lineares de terras e de águas, determinou duzentas coordenadas geográficas e incluiu 12 rios no mapa do Brasil, corrigindo o curso de outros.

    Além disso, ele ajudou a delimitar o território brasileiro, percorrendo ou coordenando expedições que demarcaram os 17 mil km de nossas fronteiras. E fez isso sem criar conflitos com um único país.

    Também foi responsável por solucionar, de forma pacífica, um conflito diplomático entre Peru e Colômbia pela região de Letícia. Foi em 1934, quando chefiou a Comissão Mista da Liga das Nações.

    Mas a maior contribuição de Rondon talvez seja a sua luta em defesa dos direitos indígenas. Tendo, ele mesmo, ascendência Bororo, Terena e Guaná, tinha profunda identificação com os povos originários, assumindo publicamente sua identidade Bororo em meados dos anos 1940.

    Por tudo que fez pelo País, em 1955, recebeu o título de Marechal, a mais alta patente do Exército Brasileiro, na Câmara dos Deputados. Cidades foram batizadas em sua homenagem, assim como o estado de Rondônia. E até ao Prêmio Nobel da Paz ele foi cotado – não uma, mas duas vezes!

Fragmento de “Marechal Rondon”.
Disponível em: <plenarinho.leg.br – Câmara dos Deputados>.

 

Questões

Questão 1 – Releia esta passagem do texto:

“Ele realizou o levantamento geográfico de 50 mil km lineares de terras e de águas, determinou duzentas coordenadas geográficas e incluiu 12 rios no mapa do Brasil […]”

Nessa passagem, o texto enumera:

(     ) ações concluídas de Rondon.

(     ) ações inacabadas de Rondon.

(     ) ações esporádicas de Rondon.

 

Questão 2 – Em “[…] ele ajudou a delimitar o território brasileiro […]”, o verbo grifado quer dizer:

(     ) “marcar”.

(     ) “recuperar”.

(     ) “transformar”.

 

Questão 3 – No segmento “E fez isso sem criar conflitos com um único país.”, o termo destacado:

(     ) retoma uma informação.

(     ) anuncia uma informação.

(     ) complementa uma informação.

 

Questão 4 – Segundo o texto, Rondon “foi responsável por solucionar, de forma pacífica, um conflito diplomático entre Peru e Colômbia pela região de Letícia”, no ano de:

(     ) 1934.

(     ) 1940.

(     ) 1955.

 

Questão 5 – Na parte “[…] tinha profunda identificação assumindo publicamente sua identidade Bororo […]”, o vocábulo sublinhado exprime:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 6 – Em “[…] o título de Marechal, a mais alta patente do Exército Brasileiro, na Câmara dos Deputados.”, o trecho destacado tem o objetivo de:

(     ) concluir.

(     ) explicar.

(     ) exemplificar.

 

Questão 7 – Observe:

“E até ao Prêmio Nobel da Paz ele foi cotado – não uma, mas duas vezes!”

O sinal de exclamação foi empregado depois dessa frase do texto para indicar, em relação ao fato, o sentimento de:

(     ) alívio.

(     ) alegria.

(     ) admiração.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário