Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do quinto ano do ensino fundamental, sobre o lagarto-fluorescente. Já ouviu falar dele? Não? Então, que tal conhecê-lo? Para tanto, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade com respostas.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O lagarto-fluorescente – 5º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O lagarto-fluorescente – 5º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O lagarto-fluorescente – 5º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O lagarto fluorescente
Ele mora na praia, pertinho do mar, onde exibe sua cauda comprimida e charmosa. Esse pequenino réptil coloca ovos com cerca de dois centímetros de comprimento, dos quais nascem filhotes medindo apenas três centímetros de corpo.
Como o nome sugere, o lagarto-da-cauda-verde não tem a cauda azul nem amarela, ela é verde, claro! Curioso é que, em alguns lagartos, o verde é tão intenso que até parece fluorescente!
A cauda comprida e verde não é só uma alegoria, não. Ela facilita o equilíbrio do lagarto na hora de andar e de correr, mas chama muita atenção, até mesmo dos predadores. Por isso, ele não hesita em soltá-la do corpo, caso se sinta muito ameaçado, conhecimento conhecido por autotomia.
O lagarto-da-cauda-verde tem a parte de cima do corpo alaranjada e com diferentes listras, que também servem para confundir o predador. Elas dão um efeito distorcido no corpo, aí, quando outro animal olha na direção do lagarto, não consegue perceber que ele está ali ou fica sem saber exatamente onde começa e onde termina o corpo dele. O tempo que o predador leva para entender onde estão partes vitais, como a cabeça ou o pescoço, é suficiente para o réptil tentar escapar.
Machos e fêmeas dessa espécie são muito parecidos no tamanho e na coloração. […]
Cada fêmea coloca, em média, dois ovos e os esconde dos predadores entre as folhas secas no solo. Após o nascimento, os filhotes não são cuidados pelos pais e exploram o ambiente em busca de alimentos por sua própria conta ou por instinto, como preferem os pesquisadores.
[…]
O lagarto-da-cauda-verde é um animal importante para o equilíbrio do ambiente. Como se alimenta basicamente de insetos, ajuda a controlar as populações de cupins, besouros e mariposas, por exemplo. Por outro lado, é também presa das aves de rapina e de outros bichos. Nosso papel é preservar as áreas de restinga, onde esse lagarto vive, para que a própria natureza mantenha o seu equilíbrio.
Vanderlaine Amaral de Menezes, Beatriz Nunes Cosendey e
Carlos Frederico Duarte da Rocha. Revista “Ciência Hoje das Crianças”.
Edição 270. Disponível em: <http://capes.cienciahoje.org.br>.
Questões
Questão 1 – Releia:
“Esse pequenino réptil coloca ovos com cerca de dois centímetros de comprimento […]”
A que pequenino réptil o texto se refere?
R:
Questão 2 – Identifique a passagem em que o adjetivo grifado exprime uma opinião dos autores:
( ) “Ele mora na praia, pertinho do mar, onde exibe sua cauda comprimida e charmosa.”
( ) “A cauda comprida e verde não é só uma alegoria, não.”
( ) “Elas dão um efeito distorcido no corpo […]”
Questão 3 – Em “[…] o verde é tão intenso que até parece fluorescente!”, o termo sublinhado:
( ) define.
( ) intensifica.
( ) complementa.
Questão 4 – Grife o vocábulo que indica lugar no segmento abaixo:
“O tempo que o predador leva para entender onde estão partes vitais […] é suficiente para o réptil tentar escapar.”
Questão 5 – De acordo com o texto, o que a fêmea “esconde dos predadores entre as folhas secas no solo”?
( ) os seus filhotes.
( ) os ovos que coloca.
( ) os alimentos que caça.
Questão 6 – Transcreva o trecho em que os autores se dirigem diretamente aos leitores:
R:
Questão 7 – Na parte “Como se alimenta basicamente de insetos, ajuda a controlar as populações de cupins […]”, o fato destacado é:
( ) uma causa.
( ) uma conclusão.
( ) uma comparação.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.