Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o livro O jardim secreto. Vamos saber mais a respeito dessa obra? Para tanto, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O jardim secreto – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O jardim secreto – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O jardim secreto – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O jardim secreto
No início do século XX, Mary Lennox vive na Índia com os pais, que não lhe dão afeto nem atenção. Uma epidemia de cólera mata o casal, e, seis meses depois, Mary, uma menina de 10 anos apática e sem graça, mimada, voluntariosa, que não sabe amar e não tem amigos, desembarca na Inglaterra para viver com o tio em Yorkshire, na mansão Misselthwaite, uma construção sombria e labiríntica com mais de cem quartos.
Deslocada e assustada, a menina, sem ter o que fazer, começa a explorar a mansão e seus arredores, cheios de jardins e hortas. Com a curiosidade despertada, descobre que um dos jardins estava trancado havia dez anos e a chave, enterrada não se sabia onde: o tio proibira a entrada de qualquer pessoa. Mary acaba ficando amiga do velho jardineiro e de um passarinho especial, um pintarroxo, que a leva até a chave. E ela pode, finalmente, entrar no jardim.
A narrativa é fluente, e o leitor fica preso à história, ansioso por saber o que vai acontecer. Traz também uma visão extremamente positiva e rica do contato com a terra, da vida simples e dos valores essenciais das pessoas do campo. Impossível não se apaixonar pelas personagens e pela história, publicada em 1911, que faz rir, chorar, sonhar.
Autora do livro: Frances Hodgson Burnett.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.
Questões
Questão 1 – O texto é:
( ) um conto.
( ) uma resenha.
( ) uma reportagem.
Questão 2 – De acordo com o texto, Mary Lennox vai para a Inglaterra viver com o tio, porque:
( ) ela não tem amigos.
( ) os pais não são amorosos com ela.
( ) os pais dela morrem vítima da cólera.
Questão 3 – Identifique o trecho em que o autor apresenta a mansão Misselthwaite:
Questão 4 – Na parte “[…] a menina, sem ter o que fazer, começa a explorar a mansão e seus arredores […]”, a palavra destacada indica:
( ) soma.
( ) oposição.
( ) alternância.
Questão 5 – Segundo o texto, quem leva Mary até a chave do jardim?
( ) o tio.
( ) um pintarroxo.
( ) o velho jardineiro.
Questão 6 – Na passagem “E ela pode, finalmente, entrar no jardim.”, o termo grifado expressa:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 7 – Releia este fragmento:
“A narrativa é fluente, e o leitor fica preso à história, ansioso por saber o que vai acontecer.”
No fragmento acima, o autor do texto:
( ) expõe uma opinião.
( ) descreve um cenário.
( ) conta um trecho do livro.
Questão 8 – Em “Traz também uma visão extremamente positiva e rica do contato com a terra, da vida simples […]”, o vocábulo sublinhado foi usado para:
( ) determinar.
( ) intensificar.
( ) caracterizar.
Questão 9 – No segmento “Impossível não se apaixonar pelas personagens e pela história, publicada em 1911, que faz rir, chorar, sonhar.”, o autor do texto:
( ) dá uma ordem.
( ) faz um convite.
( ) exprime uma dúvida.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.