Início Série6º ano Interpretação de texto: O jardim secreto – 6º ano

Interpretação de texto: O jardim secreto – 6º ano

por Denyse Lage Fonseca

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o livro O jardim secreto. Vamos saber mais a respeito dessa obra? Para tanto, leia com atenção o texto! Depois, responda às variadas questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:  

Leia:

O jardim secreto

    No início do século XX, Mary Lennox vive na Índia com os pais, que não lhe dão afeto nem atenção. Uma epidemia de cólera mata o casal, e, seis meses depois, Mary, uma menina de 10 anos apática e sem graça, mimada, voluntariosa, que não sabe amar e não tem amigos, desembarca na Inglaterra para viver com o tio em Yorkshire, na mansão Misselthwaite, uma construção sombria e labiríntica com mais de cem quartos.

    Deslocada e assustada, a menina, sem ter o que fazer, começa a explorar a mansão e seus arredores, cheios de jardins e hortas. Com a curiosidade despertada, descobre que um dos jardins estava trancado havia dez anos e a chave, enterrada não se sabia onde: o tio proibira a entrada de qualquer pessoa. Mary acaba ficando amiga do velho jardineiro e de um passarinho especial, um pintarroxo, que a leva até a chave. E ela pode, finalmente, entrar no jardim.

    A narrativa é fluente, e o leitor fica preso à história, ansioso por saber o que vai acontecer. Traz também uma visão extremamente positiva e rica do contato com a terra, da vida simples e dos valores essenciais das pessoas do campo. Impossível não se apaixonar pelas personagens e pela história, publicada em 1911, que faz rir, chorar, sonhar.

Autora do livro: Frances Hodgson Burnett.
Disponível em: <https://www.amazon.com.br/>.

 

Questões

Questão 1 – O texto é:

(     ) um conto.

(     ) uma resenha.

(     ) uma reportagem.

 

Questão 2 – De acordo com o texto, Mary Lennox vai para a Inglaterra viver com o tio, porque:

(     ) ela não tem amigos.

(     ) os pais não são amorosos com ela.

(     ) os pais dela morrem vítima da cólera.

 

Questão 3 – Identifique o trecho em que o autor apresenta a mansão Misselthwaite:

 

 

Questão 4 – Na parte “[…] a menina, sem ter o que fazer, começa a explorar a mansão e seus arredores […]”, a palavra destacada indica:

(     ) soma.

(     ) oposição.

(     ) alternância.

 

Questão 5 – Segundo o texto, quem leva Mary até a chave do jardim?

(     ) o tio.

(     ) um pintarroxo.

(     ) o velho jardineiro.

 

Questão 6 – Na passagem “E ela pode, finalmente, entrar no jardim.”, o termo grifado expressa:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 7 – Releia este fragmento:

“A narrativa é fluente, e o leitor fica preso à história, ansioso por saber o que vai acontecer.”

 No fragmento acima, o autor do texto:

(     ) expõe uma opinião.

(     ) descreve um cenário.

(     ) conta um trecho do livro.

 

Questão 8 – Em “Traz também uma visão extremamente positiva e rica do contato com a terra, da vida simples […]”, o vocábulo sublinhado foi usado para:

(     ) determinar.

(     ) intensificar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 9 – No segmento “Impossível não se apaixonar pelas personagens e pela história, publicada em 1911, que faz rir, chorar, sonhar.”, o autor do texto:

(     ) dá uma ordem.

(     ) faz um convite.

(     ) exprime uma dúvida.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Deixe um Comentário