Interpretação de texto: O grande conjunto – 6º ano

    Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o grande conjunto. Um grupo de animaizinhos da cidade teve a ideia de se reunir para formar um conjunto musical. Será que essa ideia deu certo? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!

    Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

 

    Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:

 

ESCOLA:                                                       DATA:

PROF:                                                            TURMA:

NOME:

Leia:

O grande conjunto

    Um grupo de animaizinhos da cidade teve a ideia de se reunir para formar um conjunto musical. A foquinha, a rãzinha, o texuguinho, o chimpanzé e o gatinho gostavam de música. Cada um se dedicou ao instrumento que estava de acordo com seu talento. A foquinha ficou encarregada da bateria; a rãzinha do trompete; o texuguinho do piano; o chimpanzé do acordeão; e o gatinho, da guitarra elétrica.

    Quando começaram a ensaiar, uma barulheira infernal ameaçava pôr abaixo o bairro inteiro. Os vidros das casas vizinhas partiam-se. E em casa da foquinha, local dos ensaios, era raro o objeto que se aguentava de pé.

    A seção de reclamações da prefeitura ficou repleta de queixas dos vizinhos. O grupo, então, foi informado de que não poderia continuar a tocar em pleno centro urbano.

    — Se vocês forem aprovados em seus cursos de música instrumental, prometo-lhes que conseguirei um lugar para que possam fazer os ensaios sem perturbar a vizinhança. Concordam?  — disse o prefeito.

    Como era de se esperar, os músicos aceitaram. Não tinham outro remédio. Todos eles estudaram muito e acabaram sendo aprovados. Dessa forma, com muita persistência, tornaram-se o conjunto musical mais importante e afamado do lugar.

    A vontade tudo consegue!

Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-02-27/o-grande-conjunto.htm>.

 

Questões

Questão 1 – A história “O grande conjunto” acontece porque:

(     ) o prefeito da cidade fez uma promessa ao conjunto musical.

(     ) um grupo de animais decidiu se reunir para formar um conjunto musical.

(     ) os vizinhos registraram reclamações contra o barulho feito pelo conjunto musical.

 

Questão 2 – No fragmento “Cada um se dedicou ao instrumento que estava de acordo com seu talento.”, a expressão destacada:

(     ) chama os animaizinhos que gostavam de música.

(     ) retoma os animaizinhos que gostavam de música.

(     ) anuncia os animaizinhos que gostavam de música.

 

Questão 3 – Releia este trecho:

“Quando começaram a ensaiar, uma barulheira infernal ameaçava pôr abaixo o bairro inteiro.”

Nesse trecho, o narrador conta:

(     ) a complicação da história.

(     ) o clímax da história.

(     ) o desfecho da história.

 

Questão 4 – No período “E em casa da foquinha, local dos ensaios, era raro o objeto que se aguentava de pé.”, a parte entre vírgulas desempenha a função de:

(     ) concluir.

(     ) explicar.

(     ) caracterizar.

 

Questão 5 – Na passagem “— Se vocês forem aprovados em seus cursos de música instrumental […]”, o prefeito:

(     ) dá uma ordem aos animais do grupo.

(     ) exprime um desejo aos animais do grupo.

(     ) apresenta uma proposta aos animais do grupo.

 

Questão 6 – No segmento “Todos eles estudaram muito e acabaram sendo aprovados.”, o termo sublinhado exprime:

(     ) fatos sobre os músicos que se somam.

(     ) fatos sobre os músicos que se alternam.

(     ) fartos sobre os músicos que se contrastam.

 

Questão 7 – Em “Dessa forma, com muita persistência, tornaram-se o conjunto musical mais importante e afamado do lugar.”, a expressão grifada indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Na frase “A vontade tudo consegue!”, o autor:

(     ) faz uma crítica.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) expõe um ensinamento.

 

 

Por Denyse Lage Fonseca

Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

Denyse Lage Fonseca:
Veja também: