Atividade de interpretação de texto, voltada para os alunos do sexto ano do ensino fundamental, sobre o grande conjunto. Um grupo de animaizinhos da cidade teve a ideia de se reunir para formar um conjunto musical. Será que essa ideia deu certo? Vamos descobrir? Para tal, leia com atenção o texto! Em seguida, responda às questões interpretativas propostas!
Você pode baixar esta atividade de compreensão de texto em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download deste exercício de interpretação de texto em:
- Word: Interpretação de texto: O grande conjunto – 6º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O grande conjunto – 6º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O grande conjunto – 6º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
Leia:
O grande conjunto
Um grupo de animaizinhos da cidade teve a ideia de se reunir para formar um conjunto musical. A foquinha, a rãzinha, o texuguinho, o chimpanzé e o gatinho gostavam de música. Cada um se dedicou ao instrumento que estava de acordo com seu talento. A foquinha ficou encarregada da bateria; a rãzinha do trompete; o texuguinho do piano; o chimpanzé do acordeão; e o gatinho, da guitarra elétrica.
Quando começaram a ensaiar, uma barulheira infernal ameaçava pôr abaixo o bairro inteiro. Os vidros das casas vizinhas partiam-se. E em casa da foquinha, local dos ensaios, era raro o objeto que se aguentava de pé.
A seção de reclamações da prefeitura ficou repleta de queixas dos vizinhos. O grupo, então, foi informado de que não poderia continuar a tocar em pleno centro urbano.
— Se vocês forem aprovados em seus cursos de música instrumental, prometo-lhes que conseguirei um lugar para que possam fazer os ensaios sem perturbar a vizinhança. Concordam? — disse o prefeito.
Como era de se esperar, os músicos aceitaram. Não tinham outro remédio. Todos eles estudaram muito e acabaram sendo aprovados. Dessa forma, com muita persistência, tornaram-se o conjunto musical mais importante e afamado do lugar.
A vontade tudo consegue!
Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/infantis/2018-02-27/o-grande-conjunto.htm>.
Questões
Questão 1 – A história “O grande conjunto” acontece porque:
( ) o prefeito da cidade fez uma promessa ao conjunto musical.
( ) um grupo de animais decidiu se reunir para formar um conjunto musical.
( ) os vizinhos registraram reclamações contra o barulho feito pelo conjunto musical.
Questão 2 – No fragmento “Cada um se dedicou ao instrumento que estava de acordo com seu talento.”, a expressão destacada:
( ) chama os animaizinhos que gostavam de música.
( ) retoma os animaizinhos que gostavam de música.
( ) anuncia os animaizinhos que gostavam de música.
Questão 3 – Releia este trecho:
“Quando começaram a ensaiar, uma barulheira infernal ameaçava pôr abaixo o bairro inteiro.”
Nesse trecho, o narrador conta:
( ) a complicação da história.
( ) o clímax da história.
( ) o desfecho da história.
Questão 4 – No período “E em casa da foquinha, local dos ensaios, era raro o objeto que se aguentava de pé.”, a parte entre vírgulas desempenha a função de:
( ) concluir.
( ) explicar.
( ) caracterizar.
Questão 5 – Na passagem “— Se vocês forem aprovados em seus cursos de música instrumental […]”, o prefeito:
( ) dá uma ordem aos animais do grupo.
( ) exprime um desejo aos animais do grupo.
( ) apresenta uma proposta aos animais do grupo.
Questão 6 – No segmento “Todos eles estudaram muito e acabaram sendo aprovados.”, o termo sublinhado exprime:
( ) fatos sobre os músicos que se somam.
( ) fatos sobre os músicos que se alternam.
( ) fartos sobre os músicos que se contrastam.
Questão 7 – Em “Dessa forma, com muita persistência, tornaram-se o conjunto musical mais importante e afamado do lugar.”, a expressão grifada indica uma circunstância de:
( ) lugar.
( ) modo.
( ) tempo.
Questão 8 – Na frase “A vontade tudo consegue!”, o autor:
( ) faz uma crítica.
( ) levanta uma hipótese.
( ) expõe um ensinamento.
Por Denyse Lage Fonseca
Graduada em Letras e especialista em educação a distância.