Atividade de interpretação de texto, proposta a alunos do terceiro ou quarto ano do ensino fundamental, tem como base o texto “O gato e o corvo”.
Esta atividade de língua portuguesa está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Baixe esta atividade de português em:
- Word: Interpretação de texto: O gato e o corvo – 3º ou 4º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O gato e o corvo – 3º ou 4º ano – Pronta para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O gato e o corvo – 3º ou 4º ano – Com respostas
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O gato e o corvo
Friorento, o gatinho olhava a neve cair. Ele não gostava do inverno, pois o jardim ficava todo branco: nenhum pássaro, nenhuma flor, nem mesmo uma mosca!
Friorento se aborrecia…
De repente, bateram na vidraça. Toc, toc, toc. Era Dedé, o corvo.
– Posso entrar? – perguntou. – Estou com frio e com fome!
Friorento abriu a janela, e Dedé entrou na cozinha.
– Não precisa ter medo – tranquilizou Friorento. – Não vou comer você. Aqui tem um resto de bolo e um pouco de leite.
– Obrigado – disse o corvo. – No verão, vou trazer umas minhocas para você, são deliciosas!
– Eu prefiro os ratos – disse Friorento. – De qualquer forma eu lhe agradeço. Eu estava só, foi um prazer recebê-lo. Volte amanhã, no mesmo horário!
E, desde esse dia, o gatinho e o corvo se tornaram grandes amigos.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R:
2) Quais são os personagens da história?
R:
3) Quantos parágrafos há no texto?
R:
4) Em que estação se passa essa história? Justifique sua resposta.
R:
5) O que o corvo queria quando bateu na janela?
R:
6) O que Friorento disse para deixar Dedé despreocupado?
R:
7) O que o gato ofereceu para o corvo comer?
R:
8) O que o corvo ofereceu em troca?
R:
9) O que aconteceu depois desse dia?
R:
10) Faça uma ilustração da história:
Por ACESSABER