Atividade de interpretação de texto, direcionada aos alunos do terceiro ano do ensino fundamental, com questões desenvolvidas sobre o texto: O ganso desastrado.
Esta atividade de compreensão de texto está disponível para download em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.
Faça o download desse exercício de português em:
- Word: Interpretação de texto: O ganso desastrado – 3º ano – Modelo editável
- PDF: Interpretação de texto: O ganso desastrado – 3º ano – Para imprimir
- Gabarito: Interpretação de texto: O ganso desastrado – 3º ano – Com respostas
- Imagem: Página 1 – Página 2
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
O ganso desastrado
Por todos os lugares que passava, o ganso Dingo deixava a sua marca, ou melhor, a marca do seu jeito desastrado de ser. O ganso era muito atrapalhado, ele ficava com as patas presas no cipó, enroscava o pescoço na cerca e nunca saia do celeiro sem derrubar alguma coisa.
– Será que um dia você será menos desastrado, Dingo? – brincou a dona ovelha.
A verdade é que Dingo não queria ser tão estabanado, mas também não sabia o que fazer, ele nunca conseguiu ser muito cuidadoso.
Os dias se passaram e uma nova moradora chegou na fazenda, era uma pata muito bonita e simpática. Dingo logo se apaixonou por ela, mas só de pensar em falar com a pata, ele já ficava nervoso e saia derrubando tudo que encontrava pela frente.
Um dia, Dingo tomou coragem e foi falar com sua amada. Depois de passarem uma tarde toda juntos na beira do lago, Dingo descobriu que a pata era tão desastrada quanto ele e, além de formarem um belo casal, eles aprenderam juntos a ser mais cuidadosos.
Questões
1) Qual é o título do texto?
R.
2) Qual era a marca que o ganso Dingo deixava por todos os lugares que passava?
R.
3) Como Dingo não queria ser?
R.
4) Quem era a nova moradora que chegou na fazenda?
R.
5) No que Dingo só de pensar ficava nervoso?
R.
6) Quando Dingo tomou coragem de falar com sua amada, o que aconteceu?
R.
7) O que Dingo descobriu?
R.
Por Hélia Higa.